Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Policiais penais paralisam atividades por tempo indeterminado em Alagoas

Eles cobram cumprimento de TAC, melhorias na condição de trabalho e aumento de efetivo

Os policiais penais paralisaram as atividades nesta terça-feira (22), por tempo indeterminado, para cobrar o cumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e o Ministério Público de Alagoas (MPAL) para melhorias na gestão do Presídio do Agreste. Além disso, a categoria pede a regulamentação de horas extras, condições dignas de trabalho e aumento do efetivo.

Enquanto durar o movimento, os servidores informaram que vão manter, apenas, atendimento aos advogados, cumprimento de alvarás de soltura, escoltas para audiência e atendimentos de urgência e emergência em saúde no sistema prisional alagoano. Os demais serviços estarão suspensos até que o Estado se posicione e faça cumprir as regras estabelecidas entre as partes.

Conforme o Sindicato dos Policiais Penais de Alagoas (Sinaspen/AL), pelo acordo, a Seris tinha 120 dias para proceder estudo, análise fática, técnica, jurídica e realizar as adequações pertinentes ao Termo de Referência do Contrato nº 21/2022, estabelecido com a empresa que administra a unidade prisional de segurança máxima, situada no município de Girau do Ponciano. O prazo, no entanto, já foi expirado.

As adequações dizem respeito ao controle da unidade prisional; ao cumprimento de alvarás de soltura; à segurança interna e externa na unidade prisional, inclusive das portarias; a revistas, controle e registro na entrada e saída da unidade prisional; a inspeções nas celas e demais dependências utilizadas pelos reeducandos; à manutenção da ordem, segurança e disciplina da unidade prisional; às medidas de segurança e correções; às medidas de controle durante movimentação interna e externa de reeducandos; recolhimento de reeducandos às celas; abertura e fechamento de celas; cobertura de postos de controles; triagem de reeducandos; e demais atividades que são de competência da Polícia Penal.

Artigos Relacionados

O Sindicato dos Policiais Penais de Alagoas (Sinaspen/AL), inclusive, acionou a representação da ONU [Organização das Nações Unidas] no Brasil para denunciar o que considera como graves algumas violações aos direitos humanos e tratados internacionais no Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano. Há pedidos para que a entidade mundial fiscalize e peça explicações ao governo do Estado sobre a maneira como a unidade prisional está sendo gerida.

Esta semana, diretores do sindicato estiveram no Presídio do Agreste e, pelas redes sociais, informaram que uma série de irregularidades foi encontrada. Uma delas é que os funcionários da Empresa Reviver, contratada para a cogestão da unidade, estariam atuando como policiais penais, o que seria proibido por lei.

“Uma total falta de respeito e de compromisso com o Ministério Público, que firmou um termo e não está sendo cumprido. O acordo foi assinado no dia 18 de julho e já se passaram mais de 120 dias sem que a Seris tomasse uma atitude para respeitá-lo”, afirmou o presidente do Sinaspen/AL, Vitor Leite.

A categoria acrescenta que, em Alagoas, há uma demanda reprimida de 7 mil mandados de prisão em aberto. Caso estas ordens fossem cumpridas na integralidade, o sistema prisional entraria em colapso. Por isso, cobram a realização de novos concursos públicos para policiais penais, destacando que o último certame realizado não atendeu às necessidades de efetivo.

Por meio de nota, a SERIS informou que o diálogo com o Sinaspen é aberto, mas que, até o momento, não foi protocolado nenhum ofício ou qualquer outro documento sobre a paralisação.

"A SERIS informa ainda que os órgãos competentes, como Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado, foram comunicados para sanar ou intermediar qualquer crise. Ainda sobre a situação no Complexo Penitenciário, a secretaria tranquiliza a população alagoana e reforça que alguma ação que venha infringir as leis e colocar em risco os policiais ou a sociedade alagoana não terá apoio desta secretaria, com a certeza que este é o sentimento de todos que fazem a Polícia Penal", informa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas