Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

CSA leva virada do Cruzeiro nos minutos finais e é rebaixado para a Série C do Brasileiro: 3 a 2

Azulão garantia permanência até os 44 minutos, mas sofreu dois gols no finalzinho e caiu para a terceira divisão

O CSA está oficialmente rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. O pior pesadelo dos azulinos aconteceu na noite deste domingo (6), no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. O Azulão enfrentou o campeão Cruzeiro, pela última rodada da Série B. Apesar de precisar de apenas uma vitória para escapar, a equipe perdeu por 3 a 2. Isso, junto com a vitória do Novorizontino, decretou a queda azulina.

O cenário foi o mais cruel possível. Além de perder o seu tabu contra a Raposa, dois gols cruzeirenses foram marcados nos minutos finais. O Azulão estava garantindo a permanência até os 44 do segundo tempo. Geovane Jesus, Rômulo e Luvannor marcaram para os mineiros. Lourenço e Lucas Barcelos marcaram os gols azulinos.

Leia também

Mineirão teve quebra de recorde de público para a decisão
Mineirão teve quebra de recorde de público para a decisão | Foto: Staff Images/Cruzeiro

Em Ponta Grossa, o Novorizontino venceu o Operário por 3 a 0, com isso, alcançou 44 pontos e assumiu o 16º lugar. Já o Azulão fecha a Série B em 17º, com 42 pontos. Por outro lado, o campeão Cruzeiro fecha a Segundona com 78 pontos.

PRIMEIRO TEMPO

A partida começou com alguns minutinhos de atraso, deixando o torcedor ainda mais tenso. O Cruzeiro controlou a bola nos primeiros minutos, enquanto o CSA adotou uma postura de observador. Demorou muito para ter uma finalização, e ela só veio aos cinco minutos, quando Bruno Rodrigues chutou de fora e a bola nem chegou perto do gol.

O Azulão priorizou a marcação no começo do confronto, com isso tinha muitas dificuldades para chegar no campo de ataque. A equipe azulina só veio pisar na área aos 11 minutos, mas, nem assim assustou a defesa celeste. O primeiro chute no gol foi aos 12. Geovane experimentou de muito longe e Rafael Cabral segurou. As melhores chegadas cruzeirenses foram pelo lado direito de ataque. Porém, as finalizações não eram na direção do gol.

Minutos iniciais tiveram poucas oportunidades, mas a Raposa foi melhor
Minutos iniciais tiveram poucas oportunidades, mas a Raposa foi melhor | Foto: Staff Images/Cruzeiro

Com 18 minutos, finalmente o Cruzeiro conseguiu assustar. Cipriano avançou bem pelo lado esquerdo. O meia cruzou e Bruno Rodrigues ficou com a sobra, mas chutou muito no canto, para fora. Com 19, foi a vez de Edu tentar. O atacante recebeu o cruzamento, tentou de cabeça e a redonda foi por cima do travessão.

Até os 20 minutos, o Azulão estava garantindo a permanência, porém, em Ponta Grossa, o Novorizontino abriu o placar sobre o Operário e saiu do Z4. Dessa forma, o CSA jogou com a pressão nas costas. Contudo, não durou muito. Logo aos 22 minutos, em uma jogada despretensiosa, Lourenço arriscou de fora da área e Rafael Cabral aceitou: 1 a 0 e azulinos fora do Z4.

O gol foi um choque para os mineiros, que tentaram responder logo na sequência. Com 24, o zagueiro Eduardo Brock quase empatou, com uma bomba de longe, mas Carné espalmou para escanteio. A Raposa seguiu pilhada, porém, os ataques não estavam sendo bem construídos.

Com vantagem no placar, CSA conseguiu segurar a partida até o final da primeira etapa
Com vantagem no placar, CSA conseguiu segurar a partida até o final da primeira etapa | Foto: Staff Images/Cruzeiro

Quem construiu bem foi o CSA. Com 29, após um lindo cruzamento, Rodrigo Rodrigues só deu uma desviada e Rafael Cabral fez uma defesaça. RR ainda teve uma nova oportunidade aos 31 minutos. Após falha de Lucas Oliveira, o atacante ficou com a bola e arrematou, mas longe do alvo. Na resposta, aos 33, Pedro Castro finalizou do meio da lua, e Carné encaixou sem grandes sustos.

O primeiro tempo ia chegando aos momentos finais e parecia que o CSA seguraria o resultado. Todavia, aos 40 minutos, Cipriano cobrou escanteio pelo lado esquerdo, a defesa do Azulão dormiu e Geovane Jesus chegou livre para cabecear no cantinho: 1 a 1. O empate, recolocou os azulinos na zona do rebaixamento.

De cabeça, Geovane Jesus empatou para o Cruzeiro, ainda no primeiro tempo
De cabeça, Geovane Jesus empatou para o Cruzeiro, ainda no primeiro tempo | Foto: Staff Images/Cruzeiro

O empate abateu o time marujo. Pouco depois da saída de bola, aos 42, o Cruzeiro recuperou a bola, no campo de defesa. Edu foi lançado sozinho no ataque, tocou para Bruno, que estourou uma bomba no ângulo, para virar. O Mineirão explodiu, porém, para a sorte do CSA, o gol foi anulado. Mas, a Raposa não parou por aí. Edu tentou aos 44 e Carné salvou.

O Cruzeiro foi amplamente superior no final do primeiro tempo. Aos 48, Eduardo Brock quase virou de cabeça. Para piorar, chegou a notícia que o Novorizontino abriu 2 a 0 sobre o Operário. Com o fim da etapa final, e a vitória dos paulistas, o CSA foi para os vestiários sabendo que precisava vencer para ficar.

Sofrimento do Azulão começou já na reta final da primeira etapa
Sofrimento do Azulão começou já na reta final da primeira etapa | Foto: Staff Images/Cruzeiro

SEGUNDO TEMPO

O CSA voltou do intervalo sem mudanças, enquanto Jajá entrou no Cruzeiro. Contudo, em campo, a Raposa seguiu melhor. Aos 6min, porém, quase o Azulão marcou o segundo. Rodrigo Rodrigues venceu a zaga, recebeu cruzamento sozinho, mas finalizou desequilibrado e perdeu a oportunidade. Com 8 minutos, Yann Rolim também teve a chance. O chute foi venenoso, mas Rafael fez uma belíssima defesa.

Jogando tranquilo, o Cruzeiro voltou a ameaçar com grande perigo. Aos 14 minutos, Edu mandou um chutaço e Marcelo Carné só conseguiu tirar a bola em cima da linha. Pouco depois, aos 15, Matheus Bidu invadiu a área pelo lado direito e arriscou no ângulo. Para a sorte do CSA, a bola subiu demais.

O gol da salvação azulina quase saiu aos 17 minutos. A Raposa saiu errado, Gabriel recuperou e tocou para Osvaldo. Com o campo livre, o camisa 11 avançou bem e finalizou no ângulo, mas a bola pegou altura e raspou o travessão. No desespero, aos 20 minutos, Adriano Rodrigues acionou suas armadilhas: Lucas Barcelos e Lucas Lourenço. Quase ao mesmo tempo, o Novorizontino abriu 3 a 0 sobre o Operário.

CSA precisou correr atrás do prejuízo no segundo tempo, enquanto Novo vencia no Paraná
CSA precisou correr atrás do prejuízo no segundo tempo, enquanto Novo vencia no Paraná | Foto: Staff Images/Cruzeiro

Com 21, Yann Rolim teve uma boa chance, quando finalizou de fora. Para o azar do meia, a bola desviou na defesa e foi para fora. Com 25, Jajá respondeu com um chute de longe e Carné segurou firme. Melhor em campo, Paulo Pezzolano começou a mudar, acionando Luvannor e Leo Pais, para ganharem rodagem. Aos 30, Filipe Machado assustou os azulinos com um chute de longe, mas por cima do gol.

Chegando com facilidade, o segundo gol da Raposa parecia maduro. A defesa do CSA parou e Bidu recebeu livre na área. Antes do chute, Marcelo Carné impediu uma finalização mais perigosa.

O nervosismo era claro, mas, novamente, o CSA foi fatal. Com 36 minutos, Yann Rolim recuperou a bola no meio e iniciou um contra-ataque. Lucas Lourenço recebeu na direita e lançou Gabriel, que entrou livre na área. Sem marcação, o capitão só fez tocar para Lucas Barcelos, em seu retorno, para marcar o gol da salvação azulina: 2 a 1.

Azulão conseguiu marcar o segundo gol, que garantia a permanência
Azulão conseguiu marcar o segundo gol, que garantia a permanência | Foto: Staff Images/Cruzeiro

O segundo gol lavou a alma dos azulinos, que tinham pouco mais de 10 minutos para segurar o resultado. Com 41 minutos, o empolgado Barcelos ainda chutou de fora e assustou Rafael Cabral. O CSA segurava da forma que dava, mas o Cruzeiro estava pilhado pelo gol.

A equipe mineira ganhou uma falta perto da área, aos 43 minutos. O lance parecia despretensioso, mas após a batida de Eduardo Brock, a bola desviou na barreira e sobrou com Rômulo, um herói improvável, que finalizou sozinho, aos 43 minutos, para empatar: 2 a 2.

Com o gol no finalzinho, o CSA se viu num martírio, e só um milagre salvava. Mas a situação piorou. Com 46 minutos, Luvannor recebeu sozinho pela direita, venceu a marcação e tocou na saída de Marcelo Carné para decretar a queda do CSA. E, na sequência, o que era previsto aconteceu. Final de jogo: Cruzeiro 3x2 CSA e Azulão na Série C de 2023.

CSA irá jogar a Série C na próxima temporada
CSA irá jogar a Série C na próxima temporada | Foto: Staff Images/Cruzeiro

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro - Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovane Jesus (Leo Pais), Filipe Machado (Rômulo), Pedro Castro (Willian Oliveira), Matheus Bidu e Marquinhos Cipriano (Jajá); Bruno Rodrigues (Luvannor) e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.

CSA - Marcelo Carné; Everton Silva (Lucas Marques), Douglas, Lucão e Diego Renan; Geovane, Gabriel (Ferreira), Yann Rolim (Gabriel Tonini) e Lourenço (Lucas Lourenço); Osvaldo (Lucas Barcelos) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Adriano Rodrigues.

Gols - Lourenço (CSA - 22'/1T); Geovane Jesus (CRU - 40'/1T); Lucas Barcelos (CSA - 36'/2T); Rômulo (CRU 44'/2T); Luvannor (CRU - 46'/2T)

Cartões amarelos - Lucas Oliveira (Cruzeiro); Yann Rolim (CSA); Geovane Jesus (Cruzeiro); Geovane (CSA); Rômulo (Cruzeiro); Luvannor (Cruzeiro)

Árbitro - Jean Pierre Gonçalves Lima (CBF/RS)

Assistentes - Jorge Eduardo Bernardi (CBF/RS) e Luanderson Lima dos Santos (CBF/BA)

Quarto árbitro - Vinicius Gomes do Amaral (CBF/MG)

VAR - Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA)

Assistente do VAR - André da Silva Bitencourt (CBF/RS)

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas