Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Instagram invadido: saiba como recuperar conta e aumentar segurança

Veja dicas para reconhecer se seu perfil teve acesso indevido e sobre como ficar longe de futuros ataques.

Tentou acessar sua conta do Instagram e notou que alguém trocou a sua foto e está mudando seu perfil? Essas e outras pistas podem apontar que sua conta no Instagram foi invadida — hackeada, alterada ou acessada de forma indevida.

Veja abaixo quais são os indícios e confira dicas para recuperar o perfil, aumentar a segurança e ficar longe de ataques.

Leia também

Pistas de que seu Instagram pode ter sido invadido

Acesso barrado ou com erro: ao tentar entrar na conta, o usuário é deslogado automaticamente ou a plataforma informa que a senha está incorreta;

Redefinição de senha: você recebe um e-mail informando sobre alterações nos dados de login;

Local de acesso: indicação de localização que não é frequentada pelo usuário.

Se está passando por isso...

Verifique se senha, e-mail de segurança, número de telefone associado, nome do usuário, imagem de perfil e biografia foram trocados;

Confira se algum conteúdo (foto, vídeo ou texto) foi postado ou excluído sem permissão;

Veja se houve aumento ou diminuição da quantidade de seguidores ou de perfis seguidos.

Se as suspeitas se confirmarem, há várias ações que podem ser tomadas. Segundo o Instagram, algumas dessas etapas de recuperação podem não estar disponíveis, dependendo do tipo de conta que se tenta recuperar.

Caso tenha recebido um e-mail de [email protected] informando que o endereço de e-mail foi trocado, o usuário poderá desfazer a opção selecionando "reverter essa alteração" nessa mensagem.

Se informações adicionais também foram alteradas (por exemplo, a senha) e não for possível mudar o endereço de e-mail, o usuário deve solicitar um link de login ou código de segurança do Instagram. Na tela de login, toque em "Obter ajuda" para entrar sob "Entrar".

Caso não consiga recuperar a senha com o link de login, é possível solicitar o apoio do suporte (toque em "Precisa de mais ajuda?", clique em “não consigo acessar este e-mail ou número de telefone” e será feito o redirecionamento para um formulário).

Solicitar um link de login do Instagram

Para confirmar que o usuário de fato possui uma conta, é necessário solicitar que a plataforma envie um link de login.

Para recuperar a conta, será necessário um endereço de e-mail seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente o responsável pelo perfil tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, o usuário receberá um e-mail do Instagram com as próximas etapas.

Como manter sua conta segura

Para proteger uma conta, é importante fazer uso das medidas de segurança disponíveis e recomendadas pela plataforma.

Veja abaixo dicas importantes para deixar a conta segura:

Senha e dados atualizados: jamais informe a senha para terceiros; verifique se o número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo.

Ative a autenticação de dois fatores: com essa etapa extra de segurança, além da senha, o usuário também receberá um código de acesso novo, que deverá ser informado todas as vezes que iniciar um login na sua conta. Para ativar vá em Configurações > Segurança > Autenticação de dois fatores.

Desconfie de publicações na internet: serviços e bens ofertados por preços abaixo de mercado precisam ser analisados com atenção. O Instagram indica que os interessados devem entrar em contato diretamente com o dono do perfil para checar a veracidade da publicação antes de realizar uma transferência bancária.

Não clique em links desconhecidos: verifique links especialmente se não tiverem sido ativamente solicitados pelo usuário pelos caminhos oficiais de marcas ou estabelecimentos.

Não compartilhe links ou códigos de acesso: mensagens recebidas por e-mail, SMS ou WhatsApp podem ser o código de acesso à conta.

Verifique se a plataforma enviou e-mails oficialmente no próprio aplicativo: a recomendação é verificar se o conteúdo é o mesmo que aparece no menu “Configurações > Segurança > E-mails do Instagram” do app. Essa seção mostra todos os endereços usados pelo Instagram para comunicação com os usuários.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas