Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

PLANEJAMENTO DE CARREIRA EM TEMPOS CRISE: QUAL A MELHOR ESTRATEGIA?

Independente do momento, sonhe, planeje, escreva tudo o que quer para si e sobretudo seja feliz no processo

Pensar em planejar a carreira ainda é distante da realidade dos estudantes brasileiros no ensino médio. Na universidade, ainda pouco debatido. Entretanto, nunca foi tão necessário discutir sobre esse tema e despertar desde cedo a ideia de planejar sua carreira estudantil e as melhores estratégias para alcançar seu objetivo. Com isso, impedimos que estudantes caiam no “modismo” da profissão e/ou formação do momento.

Alguns perguntam: mas como saber tão jovem o que queremos ser? A resposta de fato é pertinente, porém entra em outra seara também pouco percorrida nas instituições de ensino de uma forma geral: autoconhecimento! Mas essa discussão é para outro momento.

Leia também

De fato, justamente por serem jovens, os estudantes necessitam de um acompanhamento direcionado de alguém mais experiente para orientar e pontuar aspectos importantes e inerentes as aptidões e as possibilidades de desenvolvimento de aptidões necessárias para o mercado atual: as soft skills.

Mas se antes da pandemia, falar sobre planejamento de carreira já se fazia necessária, agora é uma questão de sobrevivência. Com o cenário incerto, o planejamento de carreira pode ser aliado para o controle da ansiedade. O planejamento não garante que os resultados serão alcançados, mas permite que metas e objetivos direcionem para o melhor caminho.

Então, se você está lendo esse artigo e ainda nem sequer sabe o que quer fazer profissionalmente, isso não é em si um problema. Pode ser uma oportunidade de buscar suas aptidões, interesses e possibilidades para direcionar sobre o que quer fazer!

No pós pandemia, estando o mundo em crise, como pensar na carreira? O primeiro passo pode ser as soft skills! Desenvolver o que chamam de habilidades não técnicas ou também chamada no mundo corporativo de People Skills. Tais habilidades são escassas e concorridas no mercado hoje e pouco exploradas nos ambientes de aprendizagem formal.

Repensar a inserção destes temas ainda esbarra nas questões formativas rígidas focadas apenas em performance e habilidades técnicas. Necessário também, porém mais do que nunca no cenário pós pandemia, apenas isso, não atende mais a necessidade do mercado.

Mas se o planejamento não sair como previamente estabelecido? Vou te contar um segredo: na grande maioria das vezes não sai! Mas dá um bom direcionamento para escolhas e possibilidades assertivas. Num cenário de incertezas como estamos agora, para você que ainda está na escola, definir agora será mais tranquilo para quem já está no mercado e tendo que se adaptar aos desafios. Porém, o importante dessa caminhada é não desistir, persistir e sobretudo não ser tão exigente com as suas escolhas, que por ventura podem não acontecer da forma planejada inicial. E tá tudo certo!

Agora o recado é: independente do momento, sonhe, planeje, escreva tudo o que quer para si e sobretudo seja feliz no processo e aceite bem aquilo que não foi bem como foi planejado! Como diria um grande pensador em terras alencarianas, coisa boa é ter cabeça boa! Não deixe que os cenários, definam sua carreira, mas aproveite o momento para ajustar as velas do seu planejamento e observar os diferenciais do mercado! Quem planeja se antecipa e vê além!

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas