Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Justiça determina retirada de outdoors com "promoção pessoal" de Rodrigo Cunha

Juíza deu 24h para Cunha tirar o material de circulação, sob multa de R$ 1 mil por outdoor, por dia de descumprimento

A juíza Maria Ester Cavalcanti Manso, integrante da Comissão de Propaganda do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), determinou a retirada de outdoors espalhados por todo o estado de Alagoas com “caráter de promoção pessoal” do candidato Rodrigo Cunha (UB). A juíza deu 24h para Cunha tirar o material de circulação, sob multa de R$ 1 mil por outdoor, por dia de descumprimento.

“Considerando-se as características das peças, entende-se, neste momento, que possuem caráter de promoção pessoal do representado, já que transbordam os limites, tanto da prestação de contas de atos parlamentares, como da divulgação partidária e chamamento à composição da agremiação partidária”, explicou Ester Manso, em sua decisão.

A juíza atendeu pedido de liminar feito pelo diretório Estadual do Partido Social Democrático (PSD). O partido alega massiva exposição da imagem de Cunha por meio de outdoors espalhados por todo o estado, em tentativa de burla à legislação eleitoral.

Artigos Relacionados

Na representação, foram juntadas 16 fotografias de outdoors, apontando as localizações e alegando que o conteúdo da propaganda tem conotação eleitoral, atribuindo tal característica à exaltação de Rodrigo Cunha que aparece, ora sozinho, ora acompanhado de outros pré-candidatos, sempre identificados pelos nomes, em artefatos que apresentam dizeres diversos e um recorrente chamamento, “filie-se ao União Brasil”.

O partido se manifestou nos autos ao alegar que não haveria conteúdo eleitoral capaz de configurar propaganda extemporânea, mas somente divulgação partidária. Em sua decisão, a magistrada da propaganda pontua que todas as peças publicitárias possuem identidade artística, o que configura presumível intenção de efeito de conjunto, e aponta, entre suas características: destaque ao pré-candidato ao governo em todas as peças com identificação nominal, tamanho sempre reduzido do chamamento à filiação partidária, destaque de qualidades atribuídas a Cunha, como em “O senador parceiro de Maceió e de JHC” e “A força da juventude alagoana”, além do registro do endereço ao perfil da rede social Instagram do pré-candidato.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas