Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

E + Reciclagem: Equatorial Alagoas lança projeto de sustentabilidade que concede descontos na conta de energia

Iniciativa do Grupo Equatorial chega ao Estado para, além promover ações que visam difundir a cultura da coleta seletiva, conceder descontos na conta de luz

A Equatorial Energia lança, na próxima sexta-feira (15), o projeto E + Reciclagem (lê-se “é mais reciclagem”), que tem como objetivo investir em práticas sustentáveis que transformem a vida das pessoas e colaborem para a preservação da natureza. A iniciativa do Grupo Equatorial chega ao Estado para, além promover ações que visam difundir a cultura da coleta seletiva, conceder descontos na conta de luz.

Segundo a Equatorial, a iniciativa da Distribuidora, que integra o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), existe desde 2011 e já arrecadou mais de 50 mil toneladas de resíduos, como metal, papel, plástico e embalagens Tetra Park, nos estados do Maranhão, Piauí e Pará. Além disso, os clientes já foram beneficiados com quase dois milhões e meio de reais, em bônus na fatura de energia.

O E + Reciclagem, ainda de acordo com a empresa, vai facilitar o acesso a práticas sustentáveis ao disponibilizar postos de coleta itinerantes em diversos pontos da capital alagoana e será lançado na Grota das Piabas, localizada no bairro Jacintinho, em Maceió. Para aproveitar o benefício, o cliente deve se dirigir ao posto com os resíduos devidamente limpos e separados, juntamente com a conta de energia mais recente e um documento de identificação com foto.

O interessado poderá, inclusive, optar por doar o desconto na fatura de energia de uma instituição filantrópica. No local, haverá um atendente para pesar separadamente cada item, por tipo e classe. O bônus é calculado na hora e varia de acordo com a quantidade e o tipo de material que é pesado na balança.

Artigos Relacionados

Confira os resíduos que poderão ser arrecadados:

Plásticos: Pet (refrigerantes e água mineral), Plástico Duro (embalagens de shampoo, detergente, margarina, manteiga, baldes, bacias, caixas, cadeiras, mesas), plástico filme (sacolas plásticas, embalagens de mantimentos) e PVC (canos, forros etc);

  • Metais: aço inox, alumínio, antimônio, ferro, bronze, chumbo, panela de alumínio e bateria de carro;
  • Papel: Branco (papel A4, livros, papel de escritório), Misto (revistas e encartes) e papel jornal e papelão;
  • Tetra Pak: caixas de suco, leite, extrato de tomate, creme de leite e leite condensado.

"Ciente de que o descarte incorreto do óleo de cozinha pode gerar impactos significativos ao meio ambiente, já que, após o uso, o líquido acaba sendo despejado em ralos, pias ou até mesmo no lixo doméstico, o projeto E + Reciclagem também receberá óleo de cozinha. O produto deverá ser entregue coado e acondicionado, preferencialmente, em uma garrafa pet", informou a Equatorial.

O engenheiro do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas, Edmilson Santos, falou que a iniciativa contribui com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas. “A Equatorial reforça o seu compromisso com o consumo consciente e a destinação correta de resíduos. Essa é uma ação que também estimula a adoção de práticas sustentáveis, pois acreditamos que cuidar do planeta é uma responsabilidade de todos nós."

ODS 11 e 12 – A gestão correta de resíduos integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a construção e implementação de políticas públicas, que visam guiar a humanidade até 2030. O ODS de número 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), que tem como meta reduzir o impacto ambiental negativo da gestão de resíduos municipais e o ODS de número 12 (Consumo e Produção Responsáveis), que tem como foco a promoção de ações para o uso eficiente de recursos naturais, através da redução da geração de resíduos e emissão de poluentes por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas