Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Otan convida formalmente Finlândia e Suécia para integrar aliança

Anúncio foi feito durante cúpula do grupo militar do Ocidente, que acontece em Madri, na Espanha. Na terça-feira (28), Turquia decidiu aceitar que países escandinavos façam parte da aliança, o que destravou negociação

Em um passo histórico, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou nesta quarta-feira (29) que convidou formalmente a Finlândia e a Suécia para fazer parte da aliança militar ocidental.

"Hoje, decidimos convidar a Finlândia e a Suécia para se tornarem membros da Otan, e concordamos em assinar o Protoclo de Acesso", anunciou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em comunicado após a primeira reunião da cúpula do grupo que acontece esta semana em Madri, na Espanha.

Leia também

Com o movimento, o provável ingresso dos dois países escandinavos coloca a Otan em uma proximidade territorial sem precedentes com a Rússia, que atacou a Ucrânia sob o argumento de que a aliança ocidental se aproximava de mais da fronteira russa.

O convite, formalizado nesta manhã pelo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, já havia sido adiantado na noite de terça-feira (28), quando a Turquia, país membro da Otan que travava a entrada dos países escandinavos no bloco, mudou de posição após negociações na capital espanhola. O presidente turco, Tayip Erdogan, acusa os governos finlandês e sueco de dar asilo a cidadãos turcos considerados terroristas por Ancara, o que ambos os países negam.

Com a Rússia como tema central, a cúpula que a Otan realiza esta semana reúne todos os líderes de todos os países membros da aliança e da Finlândia e da Suécia, que comparecem como países convidados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas