Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Entrega voluntária para adoção: entenda o processo feito por Klara Castanho

Atriz contou que ficou grávida depois de ser estuprada e decidiu pelo procedimento, que é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

A atriz Klara Castanho, de 21 anos, publicou neste sábado (21) um relato em que revela ter ficado grávida depois de ser estuprada. Ela manteve a gravidez, que descobriu já em estágio avançado, e optou por fazer a entrega voluntária do bebê para a adoção. Entenda como funciona o processo.

  • Entrega legal ou voluntária para adoção é um processo previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
  • No processo, a mulher é ouvida e acompanhada por uma equipe técnica.
  • O processo é sigiloso, protege a mãe e a criança.
  • É acompanhado e autorizado pelo Poder Judiciário.
  • O bebê é encaminhado para ser adotado por pessoas inscritas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.

A entrega legal ou voluntária para adoção está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O procedimento garante que mulheres que engravidaram e não podem ou não desejam ficar com os bebês entreguem para adoção e não sejam responsabilizadas pelo ato.

Leia também

A gestante ou a mãe que optar pelo processo deve procurar postos de saúde, hospitais, conselhos tutelares ou qualquer órgão da rede de proteção à infância para manifestar esse interesse. Ela será encaminhada para a Vara da Infância e da Juventude e será acompanhada por uma equipe técnica, que conta com serviço de assistência social, jurídica e psicológica.

Essa equipe encaminha o relatório para uma autoridade judicial, que vai analisar e julgar o caso, em uma audiência com a mulher. A entrega voluntária para adoção só pode ser feita por meio do Poder Judiciário.

Registrar o filho de outra pessoa como se fosse seu ou atribuir parto alheio como próprio é crime previsto no artigo 242 do Código Penal. Já transferir uma criança ou adolescente a terceiros, sem autorização judicial, desrespeita o artigo 30 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A mulher pode escolher informar ou não o nome do pai, assim como manter o nascimento e o processo em sigilo.

Com a decisão do juiz, a criança é encaminhada para acolhimento. A mãe tem dez dias, a partir da data da audiência, para manifestar arrependimento. Caso isso não ocorra, o bebê é imediatamente encaminhado para ser adotado por pessoa ou casal inscrito no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, previamente habilitados para adotar pela Vara da Infância e Juventude.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas