Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

CSA pode se classificar para a Copa do Brasil 2023 sem precisar da Seletiva; entenda

Fora das finais do Alagoano, Azulão do Mutange precisa vencer o Cruzeiro de Arapiraca na Seletiva da Copa do Brasil, ainda em 2022

A derrota para o CRB na semifinal do Alagoano custou um pouco caro para o CSA. Além de sair da disputa do título do Alagoano, o Azulão terá mais trabalho para chegar a outras competições. Na Copa do Nordeste 2023, ainda não há vaga confirmada; já para a Copa do Brasil, precisará vencer a Seletiva contra o Cruzeiro.

Apesar do favoritismo na Seletiva, ainda há esperanças para o torcedor azulino acompanhar a próxima Copa do Brasil. Mesmo que o Cruzeiro consiga sua classificação, existe alguns modos para Alagoas ter quatro participantes na próxima edição e a Gazetaweb traz para vocês.

Leia também

Classificados

Primeiramente, é importante entender como funciona a classificação para a Copa do Brasil. Se seguir o mesmo formato dos últimos anos, com 92 participantes, existem três modos de classificação: 12 vagas para os clubes da Libertadores 2023, o campeão da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B; 70 vagas para os melhores colocados dos estaduais e outras 10 vagas para os melhores colocados do Ranking da CBF, que não conseguiram suas classificações pelas duas primeiras formas.

No caso de Alagoas, por exemplo, onde o Estado tem três vagas, já temos CRB e ASA, já que foram o campeão e vice do Estadual, respectivamente. A terceira vaga ficará com o vencedor de CSA x Cruzeiro. Porém, mesmo se perder, o Azulão ainda tem chances.

Azulão do Mutange e Azulão do Agreste brigarão pro vaga na Copa do Brasil
Azulão do Mutange e Azulão do Agreste brigarão pro vaga na Copa do Brasil | Foto: Ailton Cruz

Como o CSA pode chegar?

A primeira forma, claro, é caso o Azulão conquiste o título da Copa do Brasil em 2022, porém, ainda há muita água para rolar. Tirando esta chance, o CSA pode se beneficiar do Ranking da CBF, que classifica 10 clubes para a competição.

Por enquanto, diversos clubes já garantiram suas vagas via campeonato estadual. Porém, a Copa do Brasil de 2023 precisa esperar o ranking do ano que vem para definir os 10 clubes que entrarão no benefício. Contudo, há possibilidade de fazer uma simulação com o ranking atual.

Caso o atual seja levado em consideração, os 10 clubes beneficiados seriam: Santos (6º); Bahia (12º); Ceará (13º); América-MG (15º); Chapecoense (17º); Botafogo (18º); Vasco (19º); Red Bull Bragantino (20º); Sport (21º) e Juventude (24º). O CSA, atualmente na 30ª posição, ainda teria que esperar a vez de Vitória (25º), Avaí (27º) e Ponte Preta (29º) para se classificar.

Porém, engana-se quem acha que é muito difícil isso acontecer. Na Copa do Brasil de 2022, por exemplo, o 43º colocado do Ranking da CBF, o Oeste, conseguiu a sua classificação.

Mas como esta possibilidade aconteceria? Primeiro, vale ressaltar que simularemos de acordo com o Ranking da CBF de 2022, mas o que será considerado para a Copa do Brasil, é o de 2023, onde o CSA pode se beneficiar e ultrapassar a Ponte Preta que foi rebaixada, por exemplo.

Se ultrapassar Ponte Preta, chances do CSA de se classificar pelo Ranking da CBF são altas
Se ultrapassar Ponte Preta, chances do CSA de se classificar pelo Ranking da CBF são altas | Foto: Ailton Cruz

Com isso, o CSA precisaria que pelo menos quatro equipes citadas anteriormente, se classificassem de outra forma para a Copa do Brasil, e existe a possibilidade real disso.

O primeiro benefício pode vir caso os clubes da Série A se classifiquem para a Libertadores, ou fiquem entre os nove primeiros do Brasileirão. Ou seja, se Santos, Ceará, América-MG, Botafogo, RB Bragantino e Juventude ficarem no top-9 da Série A, muito provavelmente o CSA conseguiria se classificar via ranking.

Outra situação que liberaria mais uma vaga pelo Ranking da CBF é o título da Série B. Segundo o regulamento atual, o campeão da Série B se classifica direto para a terceira fase, uma possibilidade real para Bahia, Chapecoense, Vasco ou Sport.

Além disso, a classificação da Série A interferirá de forma efetiva na classificação para a Copa do Brasil. O maior exemplo disso é o Rio de Janeiro. No momento, Fluminense e Flamengo estão classificados como campeão e vice do Carioca. Mas caso se classifiquem para a Libertadores, liberariam as vagas via Estadual, preenchidas por Vasco e Botafogo, sem necessitar do Ranking para se classificarem.

O mesmo vale para o Campeonato Paulista. Caso Palmeiras, São Paulo ou Corinthians avancem para a Libertadores, o Red Bull Bragantino iria via Paulistão. Em um cenário hipotético, caso Flamengo, Fluminense e Palmeiras cheguem na Libertadores e o Ceará ganhe a Sul-Americana, provavelmente, o CSA se classificaria pelo Ranking da CBF.

O fato é que ainda há muito para acontecer. Se na próxima atualização do Ranking da CBF, que acontece no final do ano, o CSA subir posições, muito provavelmente nem precisará da Seletiva para sua classificação. Contudo, como o duelo com o Cruzeiro deve ser ainda neste primeiro semestre, há grande expectativa entre os torcedores azulinos. CSA x Cruzeiro devem se enfrentar no final de abril, em dois duelos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

CSA

Relacionadas