Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

EUA e Reino Unido ordenam saída das famílias de funcionários de suas embaixadas na Ucrânia

Departamento de Estado americano afirmou que decisão foi tomada 'devido à ameaça persistente de uma operação militar russa' no país. Otan vai enviar tropas, aviões e navios ao leste da Europa

Os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido ordenaram que as famílias dos funcionários de suas embaixadas em Kiev, capital da Ucrânia, deixem o país em meio à escalada de tensão com a Rússia.

Os países ocidentais temem que a Rússia invada novamente a Ucrânia (veja mais abaixo). O governo russo posicionou mais de 100 mil soldados na fronteira e tem feito exercícios militares com Belarus, outro país que fazia parte da União Soviética, mas nega que vá promover uma invasão.

Leia também

O Departamento de Estado americano afirmou no domingo (23) que a decisão foi tomada "devido à ameaça persistente de uma operação militar russa" no país vizinho. A Embaixada britânica na Ucrânia disse que a medida inclui não só dependentes, mas também alguns funcionários.

O comunicado do governo dos EUA diz também que funcionários locais da embaixada podem deixá-la se desejarem e recomenda aos cidadãos americanos que residem na Ucrânia que "devem agora considerar" deixar o país em voos comerciais ou outros meios de transporte.

Os anúncios ocorrem dias após os chefes da diplomacia dos Estados Unidos e da Rússia, Antony Blinken e Sergey Lavrov se reunirem para discutir a crise da Ucrânia.

Otan envia tropas

Nesta segunda-feira (24), os países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciaram que vão reforçar a capacidade de defesa no leste da Europa, enviando tropas, aviões e navios para contrabalançar a concentração de tropas russas na fronteira com a Ucrânia.

"A Otan continuará tomando todas as medidas necessárias para proteger e defender todos os aliados, inclusive reforçando a parte oriental da aliança", afirmou seu secretário-geral, Jens Stoltenberg.

A Otan é uma aliança político-militar dos EUA e do Canadá com países europeus para proteger mutuamente os países-membros. Desde o fim da União Soviética, a aliança tem se expandido para o leste europeu — o que a Rússia considera uma ameaça (veja mais abaixo).

A organização afirmou também que a Espanha "está considerando enviar aviões de combate para a Bulgária", que a Holanda enviará caças ao mesmo país e a França "manifestou sua disposição de enviar tropas para a Romênia".

A declaração ocorre três dias após o governo russo exigir a retirada das tropas da Otan da Romênia e da Bulgária, países que fazem parte da aliança político-militar.

Esta reportagem está em atualização.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas