Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

JHC diz que Maceió está com estrutura pronta para vacinar crianças de 5 a 11 anos

Prefeito disse que aguarda apenas o envio de doses e a determinação do Ministério da Saúde

O prefeito JHC (PSB) comemorou, em suas redes sociais, o anúncio da Anvisa em que autoriza o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. A medida, porém, aguarda a determinação do Ministério da Saúde (MS).

"Seguimos prontos para as aplicações. Iniciaremos assim que o Ministério da Saúde liberar as doses. O cuidado com o maceioense é prioridade. Assim que tivermos novidades, vou avisando vocês por aqui", disse JHC.

Leia também

Rapidamente, os seguidores começaram a celebrar a notícia com aplausos e expressões de agradecimento. Em alguns casos, o próprio prefeito respondeu perguntas, informando que ainda depende do Ministério da Saúde.

Contudo, ele frisou que a estrutura para garantir o processo será a mesma que já vem sendo utilizada para as aplicações das 2° doses e as doses de reforço. A logística será a mesma.

Pela manhã, em entrevista a uma emissora local, o coordenador de Combate à Covid-19, Cleydson Moura, disse que a meta da prefeitura é chegar ao final do mês de janeiro com pelo menos 90% da população vacinada.

Sobre a vacina

Ainda sem data para o início, o que se sabe até o momento é que será um dose menor, divida em duas etapas, com um intervalo de 21 dias. Não há dados se, para as crianças, haverá dose de reforço. Mas, o frasco terá uma cor diferente das que são aplicadas até o momento.

Os riscos com a imunização foram considerados inferiores ao de outras vacinas comumente aplicadas nessa faixa etária. Por isso, os especialistas enfatizam sua segurança e importância na imunização para diminuir a possibilidade de contaminação de pessoas mais vulneráveis, como pais e avós.

Um detalhe importante é que, entre todos os imunizantes existentes no Brasil, apenas a vacina da Pfizer contou com estudos sobre a eficácia em crianças. Por isso, a decisão da Anvisa é apenas para a indicação do seu uso. Sobre a questão da idade, mesmo que a criança complete 12 anos no intervalo de 21 dias da primeira dose, será mantida a quantidade igual a anterior, chamada de dose pediátrica.

Por precaução a Anvisa recomenda que, caso a criança tenha tomado qualquer outra vacina do calendário infantil, é preciso esperar um intervalo de 14 dias para a aplicação da dose contra a Covid-19.

Quando for liberada a aplicação pelo Ministério da Saúde, ela deve ocorrer em um local específico para as crianças, sem que dividam o espaço com adultos. Os profissionais que aplicarão as doses serão devidamente treinados para isso e deverão mostrar as doses nas seringas aos pais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas