Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Alagoas terá verão com altas temperaturas do Sertão ao Litoral; estação começa na próxima semana

Maior volume de chuvas é esperado para a região litorânea; no Sertão, temperatura média deve chegar aos 39 graus, aponta meteorologia

O verão só começa na próxima terça-feira (21), mas o termômetro já prenuncia temperaturas elevadas para a próxima estação em Alagoas. A meteorologia prevê média de 32 graus no Litoral, podendo chegar aos 39° no Sertão. As chuvas de maior intensidade são esperadas para a região litorânea.

“Há duas situações que provocam chuva de verão na região – o vórtice ciclônico de altos níveis (Vcan), caracterizado por circulações horárias provocadas por calor e altas temperaturas, onde o litoral registra bastante chuva, seguida, em alguns casos, de raios e trovões. A outra situação são os CCMs – complexos convectivos de mesoescala –, que também têm como caraterística fundamental a temperatura elevada, seguida de umidade igualmente elevada, principalmente no final da tarde na região”, explica o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) Henrique Mendonça.

Leia também

Ele lembra que apesar de ter em comum com o Litoral as altas temperaturas, o verão no Sertão e Agreste tem predominância de trovoadas. “Já houve ocorrências em Arapiraca, semanas atrás, que têm o mesmo princípio – umidade e temperatura altas no final da tarde. São situações típicas para esta época do ano”, explica o meteorologista.

Henrique Mendonça ressalta que as chuvas registradas em Maceió nos últimos dias também são típicas do período e não apontam para grandes temporais. “Essas chuvas ocasionais que aconteceram são mais basicamente causadas pela termodinâmica da atmosfera – muito quente durante o dia e no final da noite, madrugada, tem aqueles resfriamentos térmicos e aí acontecem essas chuvas ocasionais, mas nada significativo também. Basicamente é isso que esperamos para este período de verão aqui no Estado de Alagoas”, informa o meteorologista.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X