Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Candidatos apreensivos e movimento tranquilo na primeira etapa do Enem

Alagoas teve um aumento de 14% no número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio

A pandemia mudou a rotina dos estudos e também a movimentação nas unidades de ensino que reúnem os candidatos que farão os testes, como o Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol, em Maceió. Muitos chegaram cedo - antes mesmo da abertura dos portões, que ocorreram às 11h30 neste domingo (17) - para a primeira etapa do Enem, exame que garante a entrada no ensino superior.

Alagoas teve um aumento de 14% no número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 102.577 estudantes devem prestar o exame no Estado, o que equivale a 12,7 mil candidatos a mais que os 89,8 mil inscritos em 2019.

Leia também

Os portões dos locais de prova do Enem 2020 foram abertos 30 minutos antes do previsto para evitar aglomerações, segundo o Inep, às 11h30. No primeiro dia de prova, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Durante a tarde deste domingo (17), mais de 5,5 milhões de estudantes em todo o país enfrentam a prova do Enem. Esse ano, em especial, os que conseguirem fazer as provas que garantem a entrada no ensino superior na maior parte das instituições públicas do país e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies) terão um novo desafio: a pandemia de Covid-19.

FOTO: Carol Sanches/TV Gazeta

Os portões abriram às 11h30 (Horário de Brasília), meia hora antes do costume, para evitar aglomerações nos transportes e nas entradas, ainda assim, candidatos chegaram mais cedo no Cepa. Estão sendo checados os documentos e se os participantes estavam de máscara.

Para Maria Eduarda, a tensão de fazer um exame tão definitivo para seu futuro está ainda pior. "Eu tô bem insegura, não estudei como deveria por conta da pandemia e não concordo [com a data da prova]. Acredito que muita gente está indo tão despreparado quanto eu ou até mais", afirma.

A estudante, que quer entrar no curso de Agroecologia, diz que o ano de educação à distância influenciou negativamente nos seus estudos. Mesmo assim, a espera por mais um ano para tentar ingressar na faculdade a fez continuar e ir até o local fazer a prova.

"Está bem louco, com uma ansiedade antes da prova que aumenta cada vez mais. Acabei de terminar o ensino médio e vou iniciar essa nova fase", conta Fábio Matheus.

Já para Victória de Amorim, que já cursa medicina em uma faculdade particular, mas está tentando aumentar sua nota para o PROUNI ou FIES, afirma que "O ENEM não ter sido adiado foi uma falta de respeito com os estudantes, com a sociedade e principalmente com os profissionais de saúde que estão trabalhando arduamente durante esse caos que estamos vivendo".

Nesse sábado (16), a hashtag "Adia Enem ultimato" reuniu mais de 92 mil menções na rede social do Twitter. Estudantes, militantes e parte da população pediam que de imediado o ENEM fosse adiado, já que a prova aconteceria no dia depois. Mesmo com a mobilização nas redes, os pedidos não foram acatados.

Em meio a crise da falta de respiradores com oxigênio e hospitais lotados pelo aumento de casos no Amazonas, o governo estadual decretou a suspensão da prova no estado, assim, mais de 160 mil candidatos farão a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro.

ENEM

Os estudantes terão 5h30 neste domingo (17) para escrever a redação e responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias).

No próximo domingo (24), serão 5h para responder mais 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas