Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Em luta épica, Japão define último judoca da seleção para as Olimpíadas

Bicampeão mundial Hifumi Abe derrota atual campeão do mundo, Joshiro Maruyama, em seletiva que parou o Japão

Faltava apenas uma vaga a ser preenchida na seleção de judô que representará o Japão nas Olimpíadas de Tóquio em 2021. A expectativa foi criada. Os japoneses e a comunidade do judô ao redor do planeta pararam para assistir a uma luta épica, que durou nada menos que 24 minutos (4 do tempo regulamentar + 20 de golden score). E Hifumi Abe e Joshiro Maruyama não decepcionaram as mais de 400 mil pessoas que acompanharam a transmissão na internet. Um combate entre o duas vezes campeão do mundo e o atual campeão da categoria meio-leve (até 66kg). No fim, quem levou a melhor foi Abe, que agora se juntará à sua irmã, a tricampeã mundial Uta Abe de apenas 20 anos, na missão de defender o Japão nos Jogos do ano que vem.

- A luta foi muito longa, mas eu me lembro de cada cena. Muitas emoções passaram pela minha cabeça nos últimos dias, mas hoje eu apenas tive que ir lá e fazer isso. Era tudo ou nada. Tive muita vontade e nunca duvidei de mim mesmo durante a luta. Agora posso dizer oficialmente que estou visando a medalha de ouro com minha irmã nas Olimpíadas. Como irmão mais velho, não posso perder - disse Abe, após deixar o tatame chorando emocionado ao final da luta.

Leia também

O duelo, transmitido em horário nobre na televisão japonesa, ganhou em expectativa, já que definiria o último representante a integrar a seleção olímpica japonesa. A escolha do time japonês não passa necessariamente por uma seletiva. A indicação dos nomes fica a critério do técnico e ex-judoca Kosei Inoue. No entanto, a decisão da vaga do meio-leve foi definida no confronto direto. E no histórico entre os dois judocas Maruyama levava pequena vantagem: 4 x 3.

Nos quatro primeiros minutos de luta, muito estudo e a busca de golpes que levassem ao ippon. Só que isso não aconteceu, apenas punições. Abe e Maruyama levavam a luta para a prorrogação pela sétima vez em oito encontros entre os dois, tamanho equilíbrio. No golden score, quem pontuasse primeiro levaria a vaga. Os minutos foram se passando e, novamente, nada de projeções, só shidos. Os minutos foram passando, o combate foi interrompido duas vezes por conta de sangramentos no dedo e no nariz de Abe, até o cronômetro marcar 20 minutos. Foi aí que Abe conseguiu projetar Maruyama com um ouchi-gari, ainda revisado pela arbitragem, e decretar sua classificação para as Olimpíadas, aos 23 anos.

- Eu gostaria de ter escolhido os dois para competir nas Olimpíadas, mas, infelizmente, não posso. Eles colocaram seu coração e alma nisso e sacrificaram uma quantidade enorme de tempo para chegar aqui. Mas eu sei que Abe lutará por Maruyama, e Maruyama usará essa experiência para lutar de volta - disse Kosei Inoue.

Os melhores brasileiros na categoria meio-leve (66kg) e que brigam por uma vaga em Tóquio 2021 são Daniel Cargnin, número 6 do mundo, e William Lima, 26 do mundo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas