Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Vereador Siderlane diz que PL de gratificação para profissionais da educação básica é inconstitucional

Somente nesta semana, o vereador reforçou o apoio aos servidores públicos, mais precisamente, os trabalhadores da Educação

Como uma de suas prioridades, o vereador Siderlane Mendonça (PSB) tem realizado ações de combate às fake news e atividades inconstitucionais na Câmara de Vereadores de Maceió. O líder do governo na Casa também tem se empenhado em alinhar os interesses da população, aos da Casa e aos do Executivo. Esta semana, o edil reforçou apoio aos servidores públicos, mais precisamente, os trabalhadores da Educação.

Segundo Siderlane, a categoria poderia ter sido prejudicada por um projeto de lei, que sequer tinha sido previamente apresentado aos demais vereadores. O PL - que autoriza a gratificação dos profissionais da educação básica, com o saldo correspondente aos 25% constitucionais destinados à educação - não tem dados consistentes, é inconstitucional e tem vícios de iniciativa, pois um vereador não pode propor algo que provoque aumento de despesa ou redução de receitas para o Executivo. Siderlane interveio, exigindo clareza de informações e o respeito ao regimento da Casa.

Leia também

“Sou professor, filho de merendeira e servidor público. É meu dever moral e legal defender essa classe. Por isso sou contra um projeto que querem usar como manobra política, apenas para ganhar ponto, para o período eleitoral do ano que vem, pra querer aparecer. Faço questão de fiscalizar esse tipo de ação e de contribuir para a definição de um Projeto de Lei elaborado com estudos técnicos, que tramite conforme o rito da casa, pelas principais comissões, para que nenhum servidor da educação seja prejudicado”, esclareceu o vereador.

Ainda de acordo com ele, o projeto nem foi votado na Câmara, por falta de quórum em sessão ordinária. O pedido de urgência, que tenha sido feito pelo proponente, impediria a tramitação nas comissões de constituição e justiça, de educação e de orçamento e finanças. Etapa essencial para verificação da modalidade adequada do repasse proporcional aos servidores, para análise da viabilidade técnica e jurídica, bem como da eliminação de eventuais vícios.

“Quero deixar um recado para os professores: se o projeto tramitar da forma correta, sem ser em caráter de urgência, permitindo que nós vereadores saibamos o que efetivamente está sendo discutido, nós vamos aprovar. A gestão do prefeito JHC – e a câmara de vereadores, nas figuras da bancada do governo e da presidência, exercida pelo vereador Galba Netto - são comprometidas com a verdade, com os professores e com a sociedade. Nunca se ouviu e fez tanto como essa gestão tem feito pelos servidores. Particularmente, pelos da educação”, destacou.

Na próxima semana, o prefeito de Maceió, JHC, e o vereador Siderlane vão participar de uma reunião com uma comissão de servidores da educação. O objetivo desse encontro é ouvir as necessidades da categorias e discutir a estrutura do projeto de lei, para que o anseio da categoria seja atendido, dentro da legalidade e com a transparência devida à população.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas