Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Incra realiza demarcação e georreferenciamento de assentamentos em Alagoas

O Incra concluiu a medição, demarcação e o georreferenciamento dos lotes de cinco assentamentos em Alagoas neste ano. Juntos, eles possuem uma área de 2.400 hectares.

Ao todo, 137 famílias serão beneficiadas de forma direta. O trabalho foi realizado em duas regiões do estado: no Sertão alagoano, envolveu os assentamentos Arapuá, Curral de Fora, Salinas e Pau de Arara; e na zona da Mata, o assentamento Rio Bonito. Desde junho, técnicos da autarquia estão em campo. A atividade prossegue e, até o final do ano, o planejamento é estendê-la a mais três assentamentos.

Leia também

Neste momento, uma equipe do órgão está no assentamento Margarida Alves II/São Macário, localizado no município de Atalaia, onde 34 parcelas serão demarcadas e georreferenciadas. A previsão é que essa tarefa seja encerrada nesta semana.

São Tibúrcio e Angico, localizados nos municípios de São Luís do Quitunde e Traipu, respectivamente, serão os próximos assentamentos a serem visitados pela autarquia. A programação compreende mais 22 lotes e deve ser concluída até o final de dezembro.

O superintendente do Incra em Alagoas, César Lira, destaca que os serviços são realizados de forma gratuita para as famílias assentadas e importantes para a organização e distribuição delas dentro das áreas destinadas à reforma agrária.

“Essa atividade traz dignidade para as famílias. Elas vão saber os limites de seus lotes, onde podem plantar e onde ficam as áreas de reserva e de uso comunitário. Além disso, abre uma nova janela para projetos produtivos e de infraestrutura”, informa Lira.

Nos oito assentamentos, a ação compreende a individualização dos lotes e a definição da reserva legal, que corresponde a 20% da área total, além dos espaços de uso comunitário. Esses últimos são reservados para a implantação de equipamentos públicos, como escolas, praças e postos de saúde.

A demarcação e o georreferenciamento são importantes para o Incra avançar com outras ações, dentre as quais, a aplicação de créditos para incentivar a produção e a destinação de Contratos de Concessão de Uso (CCU) e títulos definitivos.

Etapas do trabalho

Ao entrar na área, técnicos do Incra realizam contato com entidades comunitárias do assentamento e reuniões sobre a execução das atividades.

Cientes dos objetivos do serviço, as famílias assentadas acompanham e colaboram com o trabalho dos técnicos: repassam informações sobre a melhor forma de se chegar em locais de difícil acesso, ajudam na abertura de trechos em mata fechada e na instalação de marcos.

Durante o georreferenciamento, o Incra utiliza equipamentos de precisão que permitem definir a forma, dimensão e localização exata dos imóveis rurais. Os limites são materializados em campo com o uso de marcos.

A partir deste ano, em Alagoas, são utilizados marcos feitos de alumínio e latão. Com peso inferior a um quilo, garantem mais agilidade no transporte e a mesma segurança na fixação ao solo em comparação aos antigos marcos de concreto.

Por fim, os dados coletados em campo serão processados e inseridos no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) para gerar planta e memorial descritivo do perímetro e dos lotes dos assentamentos e a certificação.

A certificação de imóveis rurais é a garantia de que os limites de uma área não se sobrepõem aos de outras, e que o georreferenciamento seguiu as especificações técnicas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas