Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Taxa de contaminação da Covid-19 em AL diminui e é a menor do NE

Atualmente a média nacional é de 0,91, número superior ao alagoano

A taxa de transmissibilidade (representada pela sigla Rt) do novo coronavírus em Alagoas está em 0,81, a menor do Nordeste, resultado direto da vacinação. Somente em Alagoas, o Governo Federal já enviou mais de 5 milhões de vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen . Uma semana atrás, em 23 de novembro, o número era de 0,92, significando a segunda menor taxa da região. Em nível nacional, a taxa Rt alagoana é a terceira menor, ficando atrás do Distrito Federal (0,76) e do Paraná (0,8).

O cálculo da Taxa Rt dos estados brasileiros é realizado pela plataforma Covid-19 Analytics, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo. Quando uma taxa é igual a 1, significa que 100 pessoas infectam outras 100 pessoas. A taxa de 0,81 quer dizer que 100 pessoas infectam outras 81.

Leia também

Atualmente a média nacional é de 0,91, número superior ao alagoano. No estado, no início da pandemia, em 2020, esse número já chegou a 3,47. Isso significa que 100 pessoas infectadas transmitiam o vírus para outras 347 pessoas.

Segundo a Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, a taxa Rt depende de algumas condições, incluindo os protocolos sanitários e a sazonalidade do vírus. O órgão ressaltou ainda que a sazonalidade do vírus é resultado de uma combinação de fatores, envolvendo temperatura e umidade, que representam as condições de sobrevivência dos patógenos no ar e nas superfícies. Assim, algumas doenças podem ter sua taxa de transmissibilidade maior a depender da época do ano.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas