Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Filme alagoano "A Barca" é finalista no maior prêmio do cinema nacional

Seleção no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é marco inédito para o audiovisual de Alagoas

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro está para o audiovisual nacional como o Oscar está para o norte-americano. E, pela primeira vez, um filme alagoano está na seleta lista de finalistas da premiação. Trata-se de "A Barca", de Nilton Resende, indicado ao prêmio de Melhor Curta-metragem de Ficção.

Os finalistas das 31 categorias do 20º GP do Cinma Brasileiro foram escolhidos por meio de votação entre os sócios da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Alagoas já havia sido contemplada no primeiro turno da mesma seleção, quando dois curtas apareceram no listão: “A Barca”, de Resende, e “Trincheira”, de Paulo Silver. A cerimônia de premiação ocorre em 28 de novembro e será transmitida pela TV Cultura.

Leia também

Da lista inicial, que trazia 22 filmes de ficção, seis curtas em todo o Brasil saíram finalistas, incluindo o de Nilton Resende. “A Barca” estreou em janeiro de 2020 e é inspirado no conto “Natal na Barca”, de Lygia Fagundes Telles. Atualmente, é uma das produções alagoanas de maior repercussão nacional e internacional.

O filme foi selecionado para mais de 80 festivais em 20 países, acumula 30 prêmios até o momento e é um dos dois curtas-metragens brasileiros selecionados para a mostra competitiva do Festival de Cinema de Havana, uma das principais janelas do cinema latino-americano. Além disso, “A Barca” foi apontado como um dos 15 melhores trabalhos de fotografia de 2020 pela Associação Brasileira de Cinematografia.

Trailer e sinopse

Sinopse do filme: Na noite de Natal, duas mulheres solitárias dialogam numa barca que desliza sobre as águas de uma lagoa escura e gelada. Um acontecimento inesperado deixará sua marca no término dessa travessia.

Imagem ilustrativa da imagem Filme alagoano "A Barca" é finalista no maior prêmio do cinema nacional
| Foto: Reprodução

O GP DO CINEMA BR

O 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tem mais de 900 profissionais indicados, 20 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros (5 de ficção, 5 documentários, 6 de comédia, 2 infantis, 2 de animação, 5 internacionais e 5 ibero-americanos). Ao todo, este ano também estão na disputa 18 curtas brasileiros (6 de ficção, 7 documentários e 5 de animação); e 16 séries (3 de animação, 5 documentários, 5 de ficção para TV paga e 3 de ficção para TV aberta). O concurso é auditado pela PwC, mesma empresa que faz a apuração do Oscar.

“O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro celebra a diversidade da nossa indústria, representada por todas as gerações de realizadores do país inteiro. E tem como tema, este ano, a preservação e a memória do audiovisual”, diz Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

Em 2021, foram inscritos 45 longas de ficção (incluindo infantis e animação), 20 longas documentários, 51 curtas-metragens, 44 séries brasileiras, 35 longas-metragens internacionais, 6 longas ibero-americanos. Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, com votação entre os sócios da Academia. Além disso, o público elege seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário. A votação começou no dia 28 de outubro, pela internet.

Imagem ilustrativa da imagem Filme alagoano "A Barca" é finalista no maior prêmio do cinema nacional
| Foto: FOTO: Josué Seixas

A ACADEMIA

Com sede no Rio de Janeiro e representatividade nacional, a Academia Brasileira de Cinema – que este ano passa a se chamar Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – é uma entidade independente criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento da indústria audiovisual em todo o Brasil.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais foi reconhecida em 2020 pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences como única entidade credenciada para indicar o filme que representa o cinema brasileiro na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar, sem qualquer tutela do governo que esteja no poder. A Academia também é a representante oficial do Brasil junto à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha para escolher o longa-metragem brasileiro que vai concorrer à categoria de Mejor Película Iberoamericana (Melhor Filme Ibero-Americano) no Prêmio Goya.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas