Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Coqueiro Seco é o 1º de Alagoas e o 3º do país no ranking do programa Previne Brasil

Cidade atingiu seis notas 10 em sete indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde

Foi divulgado pela prefeitura de Coqueiro Seco, nesta segunda-feira (4), que o município ocupa o primeiro lugar em Alagoas e o terceiro no país no ranking do programa Previne Brasil, criado em 2019, pelo Governo Federal.O programa visa o financiamento da Atenção Primária do SUS.

A avaliação do programa é realizado três vezes por ano e leva em consideração o repasse de incentivos financeiros aos municípios. No total, a cidade atingiu nota de 9.12. De acordo com a prefeita Decele Damaso, 100% dos recursos federais recebidos foram aplicados na saúde primária. "A gente aproxima a gestão das pessoas e entre nossas secretárias o trabalho é compartilhado. Assim, conseguimos mapear o município e executar as ações de maneira organizada”, acrescentou a gestora.

Leia também

O município de Coqueiro Seco atingiu nota 10 em seis dos sete indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde (MS), além de alcançar máxima na estratégia de cobertura de pré-natal, atendimento a gestantes, diabéticos, hipertensos, cuidado com saúde bucal e realização de exame citopatológico.

A secretária municipal da Saúde de Coqueiro Seco, Ionara Toledo, afirmou que: “Quando o programa iniciou Coqueiro Seco estava na posição 50. Trabalhamos em equipe, informando a população e aplicando os recursos de maneira eficiente em todos os itens propostos pelo Ministério da Saúde. Ser o primeiro só aumenta a responsabilidade de todos."

O objetivo do programa Previne Brasil é transferir recursos aos municípios, tendo como base as melhores evidências e experiências internacionais, permitindo conhecer os indivíduos atendidos e as suas necessidades de saúde, acompanhá-los e assegurar o cuidado adequado.

As notas que são recebidas pelos municípios levam em conta parâmetros de atendimento superior a 95% e do alcance de metas estabelecidas pelo indicador. Os dados foram coletados a partir do acompanhamento, que é feito pelo MS, através dos sistemas do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), dentro do Previne Brasil, com parâmetros, metas e pesos do cálculo.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas