Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Corso de carnaval da Prefeitura de Maceió promete reunir foliões neste sábado

Concentração ocorre em Jacarecica e desfile segue até o histórico bairro de Jaraguá; animação será com a orquestra Pinto da Madrugada

Quem pensou que este seria um ano sem carnaval, se enganou. A Prefeitura de Maceió resolveu resgatar a maneira como os foliões se divertiam no começo do século passado. Em parceria com o Clube dos Automóveis Antigos de Alagoas, o município vai promover, neste sábado (25), o corso carnavalesco, um desfile pela orla com carros antigos completamente enfeitados. É o ‘abre-alas’ da esperança de que as prévias voltarão a ser realizadas na capital.

O evento retoma uma programação que deu origem às escolas de samba (pelo adorno nos veículos, lembrando as atuais alegorias) e antecedeu os já tradicionais blocos de rua e bailes carnavalescos em clubes. Naquela época, os cortejos utilizavam os carros abertos e bastante ornamentados e saíam pelas ruas da cidade, com foliões fantasiados e que jogavam confetes, serpentinas e esguichos de lança-perfume nos ocupantes dos outros veículos.

Leia também

É desta maneira que o corso de 2021 pretende ser realizado. A concentração está marcada para as 12h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional em Alagoas (OAB-AL), no bairro de Jacarecica. A partir das 14h, cortejo deve sair pela orla, acompanhado com um carro de som e uma orquestra do bloco Pinto da Madrugada, que promete tocar as famosas marchinhas de carnaval.

Pelo caminho, os foliões terão uma recepção de honra. A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) vai operar a Maria Fumaça e promete animar a festa ao som de muito frevo. O percurso terá fim em frente ao prédio da Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá. A promessa é de muita alegria, para relembrar os mais antigos carnavais da capital e para matar um pouco da saudade da folia, ofuscada nesta pandemia.

“Vai ser o primeiro corso carnavalesco fora de época, marcando esta retomada da esperança dos eventos. Ainda cumprimos o protocolo sanitários, mas vai consistir em um grande cortejo, um desfile de carros antigos enfeitados, ao som de muito frevo. E o maceioense vai poder acompanhar tudo”, destacou a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte.

Toda a organização do corso está sob a responsabilidade do órgão municipal e terá a preocupação de seguir as regras de combate à Covid-19. Os maceioenses poderão interagir com o cortejo das varandas dos prédios, da porta de casa, dos locais de trabalho ou da rua mesmo, caso estejam fazendo os exercícios diários ou no lazer com a família. O importante é cair na folia.

O presidente do Clube dos Automóveis Antigos de Alagoas, Vanderlei Pietro, ressaltou que, para cumprir o protocolo, todos ficarão dentro dos veículos ao longo do percurso. Ele cita que a brincadeira, surgida na Europa, foi popular em diversas cidades do Brasil, inclusive em Maceió, e será mais uma oportunidade de se reproduzir uma época de muita diversão na capital.

“Quando o corso acabar, no sábado, os participantes e a população em geral ainda poderão conferir uma exposição de carros antigos na Associação Comercial”, informou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas