Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Associações pedem a realização de eventos teste em AL para retomada do setor

Setor apresentará um planejamento de retomada ao Estado na próxima segunda-feira (20)

Uma reunião entre empresários e autoridades estaduais e municipais discutiu, nesta terça-feira (14), a possibilidade de uma retomada gradual dos eventos em Alagoas. O evento foi convocado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) e pela Associação Comercial de Maceió, que, no momento, pediram que o Estado avalie a possibilidade da realização de eventos testes.

O objetivo é iniciar as tratativas com os órgãos locais sobre a possibilidade o retorno das atividades do segmento. O setor apresentará um planejamento de retomada ao Estado na próxima segunda (20).

Leia também

O presidente da Abrape, Doreni Caramori Júnior, fez um panorama de como outros estados estão promovendo eventos teste, com medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos competentes. "O Hub do setor de eventos representa 3 milhões de empregos diretos e 6 milhões indiretos. Além disso, 10% dos profissionais informais perdem seus empregos, quando o setor para. Deixar morrer o setor de eventos é deixar morrer diversos setores coligados", diz o presidente da Abrape/Brasil.

Também estão presentes no evento o prefeito de Maceió, JHC, o diretor regional da Abrape/Alagoas, Sérgio Feitosa, e o presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros. Além do secretário da Saúde, Alexandre Ayres, a presidente da FMAC, Miriam Monte, o deputado estadual Galba Novaes.

O setor está parado desde o começo da pandemia e cobra um planejamento por parte do governo do Estado. Segundo Kennedy Calheiros, os empresários estão lutando desde o início da pandemia para manter os negócios abertos, evitando, assim, uma onda de demissões.

"Estamos no final da pandemia, os números são extremamente satisfatórios. Desde março do ano passado, estamos lutando contra a pandemia, mas para manter os negócios abertos. Estamos em busca de voltar à normalidade. É preciso observar que há um setor que está ficando por último. Com os índices de contaminação caindo, que é o que precisamos observar. Essa casa vai continuar defendendo os negócios, defendendo a saúde e a volta à normalidade", afirmou.

Os empresários cobraram do secretário Alexandre Ayres a formação de uma comissão para construir uma agenda de eventos até o final do ano.

No entanto, Ayres adiantou que não haverá liberação imediata em Alagoas. Conforme o secretário, o momento é de tomar decisões com cautela e de maneira gradativa. Para ele, a retomada depende de planejamento e organização, mas afirmou que o estado pretende realizar eventos testes para ver como a sociedade irá se comportar e solicitou que o setor faça um cronograma de eventos teste.

Sobre as festas de réveillon, o gestor da Saúde afirmou que é cedo para tratar sobre o assunto e ressaltou que não é o momento de liberar todos os eventos de uma vez. “Não há essa possibilidade”, reforçou.

Claydson Moura, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, defendeu o retorno gradual dos eventos e anunciou o lançamento do selo “Estamos todos vacinados”, para que eventos e estabelecimentos funcionem com a população imunizada.

Setor discutiu possível retomada dos eventos em Alagoas
Setor discutiu possível retomada dos eventos em Alagoas | Foto: Maylson Honorato

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas