Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > OLIMPÍADAS

Comandar o Quênia nas Olimpíadas é uma causa, diz técnico pernambucano Luizomar

Seleção feminina de vôlei do Quênia se despede dos Jogos de Tóquio nesta segunda-feira (2)

A seleção feminina de vôlei do Quênia se despede dos Jogos de Tóquio nesta segunda-feira (2), às 9h45 (de Brasília), contra o Brasil. A equipe, que está na última colocação em sua chave, talvez não "vá beliscar um set", como disse o seu técnico, o pernambucano Luizomar de Moura, 55. Mas o resultado é o que menos importa, avalia o treinador.

"Esse trabalho é muito mais uma causa do que pensarmos em qualquer resultado", diz o brasileiro.

Leia também

A seleção queniana não garantia uma vaga nas Olimpíadas desde Atenas-2004. O time confirmou sua presença no Japão ao derrotar a Nigéria por 3 a 0 (25/15, 25/21 e 25/12), em janeiro deste ano, pelo qualificatório africano.

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi quem viabilizou a contratação de Luizomar. A entidade tem projeto para auxiliar no desenvolvimento da modalidade na África, onde o esporte é praticado de forma quase amadora.

"A liga está começando a se profissionalizar e ainda se joga em quadra descoberta. Mas aos poucos essas coisas vão mudar no Quênia", afirma o técnico. "Por isso eu falo que é uma causa, quero deixar um legado de como o vôlei é trabalhado pelo mundo."

Foi a FIVB quem colocou alguns nomes de técnicos à disposição da federação queniana, e Luizomar foi o escolhido.

O pernambucano, nascido em Caruaru e criado em São Caetano do Sul (SP), está no comando da equipe feminina do Osasco desde a temporada 2006.

Após as Olimpíadas de Tóquio, ele deverá apresentar à FIVB um relatório no qual irá detalhar a preparação realizada com a seleção do Quênia. Depois, retomará seus compromissos com a equipe paulista.

O Quênia, com uma população de quase 50 milhões de habitantes, é conhecido mundialmente como potência no atletismo. Das 103 medalhas do país conquistadas nos Jogos, 96 são no atletismo e 7 no boxe.

"A educação no Quênia é muito focada no atletismo. A primeira mudança radical que estamos fazendo é que as jogadoras treinavam pouco a força e a potência, enquanto trabalham muito a resistência", afirmou o brasileiro.

Nesse aspecto, Luizomar conta com a ajuda do vídeo, inclusive mostrando imagens da oposta Tandara, que atua pela seleção brasileira e pelo Osasco.

"As quenianas ficaram encantadas com a forma que Tandara levanta peso na academia e a força com que bate na bola. Minha missão é contribuir com essa evolução, mostrar um caminho para essas atletas", afirma Luizomar.

"Elas têm uma vontade incrível de melhorar, isso é apaixonante para um técnico. Esse trabalho, no Quênia, é muito parecido com o que vivi dirigindo as seleções de base do Brasil."

Luizomar tem em seu currículo títulos mundiais pela seleção brasileira infanto-juvenil e juvenil, além de ter sido campeão mundial pelo Osasco e conquistado por três vezes a Superliga - sendo duas pelo time paulista e uma pelo Flamengo.

Ele chegou a ser auxiliar-técnico de Marco Aurélio Motta na seleção feminina profissional, entre 2021 e 2002.

O pernambucano, que realiza o sonho de participar dos Jogos Olímpicos, mantém a fé de que voltará a uma nova edição do evento e, da próxima vez, no comando da seleção brasileira.

"O Brasil e a Sérvia são favoritas a brigar pela medalha de ouro. Vamos enfrentar algumas meninas que vi surgir nas categorias de base. A Tandara mandou mensagem para nos encontrarmos na Vila. Natália, Camila Brait, a Bia, a Fernanda Garay, todas jogaram comigo. É lógico temos que tentar a dificultar a vida delas."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas