Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > OLIMPÍADAS

Formiga desabafa após última Olimpíada: "gostaria de estar feliz agora"

Ela participou de todas as edições do torneio desde que a modalidade foi incluída no programa olímpico

Aos 43 anos, Formiga disse que encerrou nesta sexta-feira (30) sua trajetória em Jogos Olímpicos como atleta profissional. Titular na derrota para o Canadá por 4 a 3 nos pênaltis, resultado que eliminou a seleção brasileira de futebol feminino nas quartas de final de Tóquio-2020, ela participou de todas as edições do torneio desde que a modalidade foi incluída no programa olímpico, em 1996, e se despede sem a sonhada medalha de ouro.

"Gostaria de estar feliz nesse momento, fazendo mais de 100 jogos, última Olimpíada, querendo a classificação. Mas pênaltis e o futebol como um todo são assim, acontece. Agora é levantar a cabeça, encarar novos jogos, novos campeonatos. Foi o que disse a elas: perdemos uma batalha, mas a guerra continua. Vamos continuar trabalhando e dando sempre o nosso melhor e tenho certeza que essa nova oportunidade de ganhar uma Olimpíada vai acontecer o quanto antes", afirmou a experiente camisa 8.

Leia também

Em sete edições disputadas, Formiga conseguiu a medalha de prata em 2004 e 2008. É uma das quatro remanescentes da última campanha que rendeu pódio, no que pode representar o fim de uma geração importante do futebol feminino no Brasil. As outras são Marta, de 35 anos, e Bárbara e Érika, que estão com 33. Exceção feita a Formiga, nenhuma delas anunciou o fim do ciclo na seleção - Marta só deixou a possibilidade no ar.

Emocionada, Formiga diz confiar na sequência do projeto e na nova geração de jogadoras que tentará percorrer a estrada pavimentada por ela. "Este é um dos melhores grupos com os quais já trabalhei. Acredito muito no trabalho que está sendo feito aqui, que encantou não só a mim mas a todas nós. Tenho certeza que as meninas que estão vindo aí terão um pouco mais de tempo para aplicar e entender melhor a filosofia de trabalho da Pia, que está sendo muito importante. Não é porque fomos eliminadas agora que não houve coisas boas. Houve sim, muitas. Agora é levantar a cabeça e pensar já no próximo, porque a gente não pode perder tempo para ficar lamentando", disse, antes de completar:

"Temos o Mundial pela frente e precisamos acelerar esse processo. É o que disse a elas: futebol é isso, alguém ganha, alguém perde, mas a gente precisa sempre pensar à frente, se cuidar, porque o trabalho vai continuar. Não faltou empenho, não faltou entrega. E tenho certeza que é daqui para melhor."

A Copa América feminina está marcada para julho do ano que vem, em sede ainda não confirmada, e dará três vagas na Copa do Mundo de 2023, que será na Austrália e na Nova Zelândia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas