Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Avanço da vacinação faz taxa de ocupação de UTIs cair para 28% em Maceió

Dos 220 leitos disponíveis aos pacientes mais graves na capital, 61 estavam ocupados até as 16h dessa quarta

Com o avanço da campanha de vacinação em Maceió, após o repasse dos imunizantes pelo Ministério da Saúde (MS), o percentual de leitos ocupados de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] exclusivos para o tratamento da Covid-19 caiu para 28%. É o que aponta o boletim mais atualizado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado no fim da tarde dessa quarta-feira (28).

Na capital, as pessoas com 31 anos ou mais já estão sendo convocadas para receber a primeira dose. O calendário divulgado pela prefeitura estende a imunização ao público com 29 anos ou mais a partir do próximo sábado (31).

Leia também

Pelos dados da Sesau, dos 220 leitos disponíveis aos pacientes mais graves na capital, 61 estavam ocupados até as 16h dessa quarta. O número é um dos mais baixos desde o começo do ano, quando o Estado ainda estava na fase azul do protocolo de distanciamento social controlado, cujas medidas de enfrentamento à pandemia eram mais brandas.

Com relação aos leitos clínicos, a taxa de ocupação na capital é ainda menor: chega a 12%. São 566 abertos e 70 que estavam com pacientes internados para tratamento contra a Covid-19. Nas UTIs intermediárias (disponíveis nas UPAs), Maceió registra 19% de ocupação (dos 57 à disposição, 11 estavam ocupados).

Após meses com aumento do número de casos e de mortes no Estado, a taxa de ocupação de leitos segue com tendência de queda. No interior, a taxa está em 43%. Somando-se a capital e os demais municípios, o percentual de ocupação em UTIs é de 35%. São 400 leitos disponíveis e 139 ocupados até essa quarta-feira. No geral, com leitos clínicos, de UTIs e intermediários, a taxa é de 20% de ocupação.

Até essa quarta-feira (28), 1.761.602 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Estado. São 1.256.222 pessoas vacinadas com a primeira dose e 505.380 já imunizadas com a segunda dose e dose única. Com o avanço da imunização em Alagoas, o reflexo na taxa de ocupação de leitos para tratamento de pacientes com coronavírus tem despencado nos últimos meses. O percentual de leitos de UTIs ocupados está em 35%, um dos mais baixos desde o começo do ano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas