Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Em busca de ouro inédito, Seleção Feminina de futebol iniciará campanha do Brasil em Tóquio

Seleção de Marta vive expectativa do título

O pontapé inicial do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio será dado pela Seleção Feminina de futebol. Liderado pela Rainha Marta, o time comandado por Pia Sundhage joga na quarta-feira, às 5h00 (de Brasília), contra a China, em Miyagi.

O chefe de missão Marco La Porta ressalta o simbolismo da estreia, que “acontece em um momento em que a gente tem, dentro do COB, introduzido o programa da mulher no esporte olímpico”, comenta.

Leia também

Por conta disso, segundo ele, é importante começar “com o futebol feminino, que nos deu duas medalhas olímpicas e tem jogadoras como Marta e Formiga, que tanto representam a mulher no esporte”.

Bicampeã olímpica com os Estados Unidos (em 2008 e 2012), a técnica sueca Pia Sundhage falou sobre a pressão acerca do primeiro duelo.

“Eu espero que todas nós façamos um esforço para dar o nosso melhor e atingir nossa melhor performance, isso para mim significa colocar em prática o que temos trabalhado. Vamos ver como as atletas irão lidar com essa pressão”, analisa Pia.

“Nessa reta final, nosso objetivo é nos organizar para fazer mais gols. É muito importante ganhar confiança nas finalizações. O foco principal é o ataque, precisamos entender como quebrar a defesa dos adversários e estabelecer uma maior conexão nas jogadas. Temos boas jogadoras e sei que vamos fazer o melhor”, afirma a treinadora.

Ao lado de Estados Unidos e Suécia, o Brasil mantém um recorde nos Jogos Olímpicos. Desde a inclusão do futebol feminino, em 1996, a Seleção disputou todas as edições do torneio. Ao todo, foram duas medalhas de prata, em Atenas-2004 e Pequim-2008.

Para subir no pódio no Japão, o Brasil conta com jogadoras mais experientes, como Marta e Formiga. No entanto, há também uma mescla com estreantes.

Ludmila, de 26 anos, falou sobre a sensação de disputar as Olimpíadas: “Estar aqui realizando esse sonho é uma conquista enorme, não só para mim, mas para minha comunidade. É mostrar para as crianças da favela que a gente pode chegar longe, sonhar alto”, disse a atacante, que cresceu na periferia de Guarulhos (SP).

Além de China, a Seleção Brasileira feminina de futebol enfrentará Holanda e Zâmbia pelo Grupo F, em busca do primeiro ouro olímpico.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas