Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Modelo denuncia racismo após funcionário de agência sugerir diminuir volume de cabelo: 'Não dá para colocar chapéu nem boné'

Jovem de 27 anos de Itapetininga (SP) recebeu mensagem depois que se candidatou para uma vaga de recepcionista de um evento em restaurante de SP. Ela compartilhou o caso nas redes sociais.

Uma modelo negra, de 27 anos, de Itapetininga (SP), denunciou um caso de racismo nas redes sociais, depois de receber um áudio do responsável pela seleção de modelos de uma agência para uma oportunidade de trabalho em São Paulo.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

No áudio divulgado por Bruna Campos, o funcionário da agência diz que ela seria perfeita para trabalhar como recepcionista de um evento em um restaurante.

Leia também

Na conversa, ele pergunta o que a modelo poderia fazer para diminuir o volume do cabelo.

"Você é perfeita, só que o que você consegue fazer nesse cabelo para ele diminuir um pouco o volume, o tamanho. Você entende minha pergunta? É porque não dá para colocar chapéu nem boné", disse o homem.

Shorts Youtube
Play
CSA se prepara para final da primeira fase da Série D - 4/6/26

CSA se prepara para final da primeira fase da Série D - 4/6/26

Play
ASA negocia saída de zagueiros do elenco - 3/6/26

ASA negocia saída de zagueiros do elenco - 3/6/26

Play
Ufal cresce e sobe 15 posições em avaliação internacional

Ufal cresce e sobe 15 posições em avaliação internacional

Play
Polícia investiga cemitério clandestino em Coruripe

Polícia investiga cemitério clandestino em Coruripe

Play
Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Em seguida, ele afirmou:

"É lindo seu cabelo, combina com você, tudo certo, mas eu estou vendo para aquela casa, entendeu? Horário de almoço, de dia, a gente precisa ter alguma coisa mais discreta."

Bruna contou ao G1 que recebeu a notícia sobre a vaga pelo WhatsApp e mandou mensagem para a mulher que faria o processo seletivo. Depois, o funcionário que contrata as recepcionistas para o trabalho nos eventos a procurou. Tudo aconteceu na última quarta-feira (9).

"Ele entrou em contato comigo pedindo fotos, perguntando minha altura, se eu teria disponibilidade para o trabalho, e foi quando ele perguntou do meu cabelo", lembrou Bruna.

Na conversa, o homem ainda comentou que "o seu cabelo chama muita atenção" e Bruna respondeu: "meu cabelo é afro".

Segundo a modelo, que também está no último ano da faculdade de fisioterapia em Sorocaba (SP), ao receber o áudio, ela reconheceu a mensagem como uma fala racista e começou a chorar.

"Eu não tive reação. A gente acha que está preparado para esse tipo de situação, mas é como se tivesse mexido na ferida. Eu comecei a chorar, não consegui responder. Só falei que esse era meu cabelo."

Depois da resposta, Bruna disse que o homem a avisou que "qualquer coisa, entraria em contato".

Divulgação na web

A jovem explicou nas redes sociais que decidiu tornar o caso público para mostrar que ainda existe racismo na sociedade.

Para a estudante, que tem mais de 8 mil seguidores no Instagram, o questionamento do funcionário foi racista pela maneira como ele falou sobre o cabelo dela.

"A maneira que ele se expressa sem um pingo de empatia. Qual a dificuldade de falar: 'a gente gostou do seu perfil, mas teria problema de você colocar uma touca por ser restaurante?' [...] mas foi totalmente ao contrário e foi o que me surpreendeu", contou nas redes sociais.

O áudio divulgado por Bruna foi compartilhado por outras páginas nas redes sociais e, em uma delas, teve mais de 78 mil curtidas.

A cantora Vanessa da Mata, e os ex-bbbs Rízia Cerqueira e João Pedrosa também comentaram a publicação com mensagens de apoio.

"Já vi tanto isso! 'Afe' e quantos salões falavam isso? Que ódio", comentou a cantora. "Já passei tanto por isso que não tenho mais um pingo de forças pra debater sobre", disse a ex-bbb Rízia.

Bruna também disse que não teve o objetivo de difamar a agência com a ação e, por isso, não divulgou o nome do funcionário e nem do restaurante para o qual iria trabalhar.

Agora, a estudante informou que não trabalharia para essa agência mesmo que fosse contratada. Também disse que ainda não pretende registrar um boletim de ocorrência ou tomar alguma medida jurídica sobre o caso.

"Eu não quero citar nomes porque vão querer que eu denuncie, que eu abra BO, que eu entre na Justiça, mas não é o que eu quero. Eu só quero que a sociedade nos respeite, tenha um pouco de empatia com nós negros."

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas