Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

'Anel de fogo': veja como acompanhar o eclipse solar nesta quinta

Fenômeno poderá ser visto totalmente apenas ao norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia, mas canais de YouTube farão transmissões ao vivo do evento

Nesta quinta-feira (10) ocorrerá um fenômeno raro no céu: um eclipse anular, conhecido popularmente como "anel de fogo". O evento recebeu o apelido pois o sol não é completamente coberto pela lua, e portanto, um contorno de luz solar em formato de anel continua visível.

Assista ao vivo:

Leia também

Durante um eclipse solar total, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. No entanto, em um eclipse anular, o satélite está num ponto distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do astro-rei aparecerem.

O acontecimento, porém, não poderá ser visto pelos brasileiros. Apenas aqueles que estiverem no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia poderão observá-lo completamente, e aqueles em outras partes ao norte do globo, como o Reino Unido e os Estados Unidos o verão parcialmente.

Para acompanhar o fenômeno, os brasileiros podem acessar canais do YouTube que farão transmissões ao vivo durante o eclipse. A previsão é que ele dure 3 minutos e 51 segundos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília.

Aos que o verão o eclipse presencialmente, é recomendado o uso de óculos especiais para evitar danos causados pelos raios solares na retina.

O próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será só em outubro de 2023, de acordo com o site da Nasa que acompanha esses fenômenos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas