Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Tribunal de Justiça de Alagoas aprova criação de três novas vagas de desembargador

De acordo com a assessoria de comunicação do TJ/AL, o anteprojeto aprovado transforma 25 cargos de juiz auxiliar em três cargos de desembargadores

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) aprovou, nessa terça-feira (8), um anteprojeto que prevê a criação de três novas vagas de desembargador na corte alagoana. Com isso, o Tribunal Pleno, que hoje conta com 15 membros, passará a ter 18. No entanto, a criação das novas vagas depende de aprovação na Assembleia Legislativa e da sanção do governador.

De acordo com a assessoria de comunicação do TJ/AL, o anteprojeto aprovado transforma 25 cargos de juiz auxiliar em três cargos de desembargadores. O juiz auxiliar é aquele que ajuda nas varas, mas não são titulares ou substitutos. Com esse remanejamento, o tribunal não teria mudanças no orçamento.

Leia também

O fato do Tribunal Pleno passar a contar com um número par de integrantes não deve ser um problema, já que o presidente da corte e das das Câmaras possuem voto de minerva. Exemplo disso ocorre quando, em votações, os desembargadores se averbam suspeitos, o número de julgadores fica par e há voto de minerva em caso de empate.

Os novos desembargadores devem compor uma outra câmara cível que será criada no tribunal. Esta será a 4ª Câmara Cível do TJ/AL. A criação se dá em razão do aumento no número de processos.

A origem dos três novos membros da corte não foi divulgada. A escolha deve obedecer a proporção de membros oriundos do próprio tribunal e os advindos do Ministério Público e da advocacia. A escolha passa por votação entre os membros das categorias.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas