Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Na contramão do país, Alagoas registra queda nas vendas do varejo em abril

Dados divulgadas pelo IBGE nesta terça mostram que queda no estado foi de 1,1%

Indo na contramão do país, Alagoas registrou queda de 1,1% nas vendas do comércio varejista no mês de abril, de acordo com informações da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No país, as vendas subiram 1,8% na passagem de março para abril, a maior alta para o mês desde o ano 2000.

Em Alagoas, essa foi a terceira variação negativa no ano: janeiro (-3,7%) e março (-1,7%) apresentaram queda e fevereiro registrou alta (0,9%). Em relação a abril de 2020, as vendas no varejo cresceram 23% em Alagoas. No acumulado do ano, o setor registra aumento de 1,9% frente ao mesmo período do ano anterior, enquanto nos últimos 12 meses acumula crescimento de 0,8%.

Leia também

No Brasil, com mais esse resultado positivo, o varejo ficou 0,9% acima do patamar pré-pandemia. O setor acumula crescimento de 4,5% no ano e de 3,6% nos últimos 12 meses.

O resultado positivo no Brasil atingiu sete das oito atividades investigadas pela pesquisa. A maior alta foi a de Móveis e eletrodomésticos (24,8%). Outras variações positivas vieram dos setores de Tecidos, vestuário e calçados (13,8%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (10,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (3,8%), Combustíveis e lubrificantes (3,4%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%).

Já o setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,7%) foi o único a ter retração frente ao mês anterior. Essa queda fez com que o índice geral não fosse maior em abril, uma vez que o setor representa quase metade (49,2%) do volume de vendas pesquisado. “O consumo das famílias se modificou em termos de estrutura no começo da pandemia. O que tem acontecido é que, em alguns setores, o consumo tem se concentrado em momentos específicos do ano. Antigamente, esses momentos eram muito marcados, como a Black Friday e o Natal, agora o cenário mudou”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, observando o panorama nacional.

Vendas no comércio varejista ampliado recuam 3,7% em Alagoas

Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, também registrou uma queda de 0,8% no mês de abril. Houve crescimento de 39,6%, no entanto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado cresceu (9,4%) frente ao mesmo período do ano anterior.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas