Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > CINEMA

'Invocação do mal 3: A ordem do demônio' estreia nesta quinta; relembre filmes da franquia

'A bruxa’, 'Annabelle' e 'A maldição da chorona' também fazem parte do universo ‘Invocação do mal’. Franquia é uma das mais bem-sucedidas do cinema e já arrecadou quase US$ 2 bilhões em bilheteria

"Invocação do mal 3" chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (3) depois de cinco anos de jejum da saga. Nele, os investigadores de atividades paranormais Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warrenn (Vera Farmiga) vão vasculhar a história de um assassinato envolvendo possessão.

O longa é baseado na história de Arne Cheyenne Johnson, primeira pessoa nos Estados Unidos a se defender de uma acusação de assassinato alegando estar possuído. A franquia de sucesso segue os casos mais célebres investigados pelo demonólogo Ed (morto em 2006) e a médium Lorraine (morta em 2019) por quase 50 anos.

Leia também

Michael Chaves ("A Maldição da Chorona") é o diretor do longa. O roteiro é de David Leslie Johnson, coautor de "Invocação do mal 2" e de outros títulos como "A órfã" e "A hora do pesadelo".

Mas no universo de "Invocação do mal" orbitam também "A Freira", "A maldição da chorona" e os três longas de "Annabelle". Relembre as histórias em ordem cronológica dos acontecimentos:

'A Freira'

Lançado em 2018, o longa se passa em 1952. A história se concentra em uma assombração que apareceu pela primeira vez em "Invocação do mal 2" (2016). Na trama, um padre (Demián Bichir) e uma noviça (Taissa Farmiga) são confrontados por forças demoníacas ao investigarem o suicídio de uma jovem freira na Romênia.

O longa, dirigido por Corin Hardy, é dono da maior bilheteria da saga, superando o sucesso de "Invocação do mal".

'Annabelle 2 - A criação do mal'

"Annabelle 2 - A Criação do Mal", lançado em 2017, conta a origem da boneca. Depois que a filha de um artesão morre, ele e a esposa passam a receber mensagens de seu espírito por meio de uma boneca. Quando, anos depois, decidem transformar a casa em um mini orfanato para receber uma freira e meninas desalojadas, o espírito volta a assombrá-los. A história se passa em 1955.

'Annabelle'

Annabelle ganhou seu primeiro filme em 2014 e apresentou a boneca amaldiçoada ao público: John compra a boneca para sua esposa grávida, Mia. Começa, então, a saga de perseguição do casal. A história acontece em 1967.

'Invocação do mal'

Uma família se muda para uma casa grande, mas é recebida por eventos sobrenaturais. Quando os investigadores Ed e Lorraine aceitam visitar o casarão, descobrem um antigo demônio assombrando o local. A história se passa nos anos 1970.

O primeiro longa da franquia estreou em 2013 e se tornou um fenômeno de audiência nos cinemas. Até hoje, é um dos filmes de terror com a maior bilheteria da história: mais de US$ 320 milhões.

'Annabelle 3 - De volta para casa'

O terceiro filme da boneca, lançado em 2019, é protagonizado pelos Warren. Eles guardam, em um cômodo seguro da casa, todos os artefatos "demoníacos" que capturaram ao longo dos anos. Quando passam um fim de semana fora e deixam a filha com a babá, a menina entra no quarto e Annabelle se liberta. A história se passa em 1972.

'A maldição da chorona'

Na Los Angeles da década de 1970, uma assistente social criando seus dois filhos sozinha começa a ver semelhanças entre um caso que está investigando e a entidade sobrenatural La Llorona. A lenda conta que, em vida, La Llorona afogou seus filhos e depois se jogou no rio, se debulhando em lágrimas. Agora ela chora eternamente, capturando outras crianças para substituir seus filhos. O longa estreou em 2019.

'Invocação do mal 2'

Os detetives estavam afastados das aventuras quase mortais após Lorraine ter uma premonição com a morte do marido. Mas eles voltam a atender o chamado de uma família. Desta vez, uma das filhas está possuída pelo espírito de um homem com vontade de matar. O filme se passa em 1977 na Inglaterra.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas