Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Incêndio na boate Kiss completa 100 meses; famílias organizam homenagens

Balões serão soltos em frente ao prédio da boate, nesta quinta (27). Cronograma segue até o dia 1º de dezembro, data do júri dos quatro réus pelo incêndio que aconteceu em 2013

O incêndio da Boate Kiss completa 100 meses nesta quinta-feira (27). A tragédia causou a morte de 242 pessoas e feriu outras 630, em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Para marcar a data e prestar homenagens, a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) em parceria com o coletivo Kiss: Que Não Se Repita, lançam a campanha "100 Meses Sem Justiça".

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

"A gente vai ter que marcar essa data, até porque é uma campanha muito grande que nós estamos fazendo para marcar os 100 meses da tragédia que matou os nossos filhos", afirma Flávio Silva, presidente da AVTSM e pai de Andrielle Righi da Silva, vítima do incêndio.

Leia também

Voluntários irão soltar balões em um ato simbólico, em frente à Boate Kiss, na quinta. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 11h30, pelas redes sociais. A ação vai respeitar os protocolos de prevenção ao contágio pelo coronavírus, informaram os organizadores.

A programação segue até o dia 1º de dezembro, data do júri dos quatro réus pela tragédia, em Porto Alegre.

Shorts Youtube
Play
Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Play
Doação de sangue em Maceió

Doação de sangue em Maceió

Play
Acidente em Marechal Deodoro gera engavetamento

Acidente em Marechal Deodoro gera engavetamento

Play
Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Play
Polícia prende suspeitos de integrar o Comando Vermelho em AL e no RJ

Polícia prende suspeitos de integrar o Comando Vermelho em AL e no RJ

Nos próximos meses, também serão realizados bate-papos ao vivo com mães, pais, sobreviventes da tragédia e técnicos que irão analisar todos os aspectos envolvendo o incêndio. A programação ainda inclui o lançamento de um documentário que reconta a tragédia e fala sobre o papel dos responsáveis. Ainda estão previstos atos em Porto Alegre, mas que não tiveram datas divulgadas.

Evitar o esquecimento

Flávio explica que, com o passar dos anos, a tragédia ficou no esquecimento. "Esse ato é um alerta para acordar a população que está meio 'anestesiada'".

Ele ainda pede que as pessoas participem da programação.

"Unidos nós teremos mais força para cobrar a justiça em relação a tragédia da Boate Kiss, para que não aconteça mais em outros lugares uma tragédia como essa", completa.

A programação é divulgada nas redes sociais da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria.

Relembre o caso

Na madrugada de 27 de janeiro de 2013, um incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul, durante uma festa, causou a morte de 242 jovens e deixou outros 630 pessoas feridas. O fogo começou no palco, onde a banda Gurizada Fandangueira realizava um show com um artefato pirotécnico.

O extintor que estava ao lado do palco não funcionou e as chamas se espalharam pelo teto da boate. A casa noturna tinha apenas uma porta de saída, que não foi suficiente para que os participantes da festa conseguissem sair. Na noite do incêndio, havia superlotação de público, o que dificultou ainda mais a saída das pessoas.

Após as investigações, foram confirmadas uma série de irregularidades da boate com os alvarás de funcionamento, além de falta de sinalização nas rotas de saída de emergência e o local não tinha exaustão de ar adequada, o que dificultou a dissipação da fumaça.

Em abril deste ano, a Justiça marcou a data do julgamento de Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, sócios da boate, e Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão, integrantes da banda que tocava na noite da tragédia. Os réus respondem por homicídio simples, 242 vezes consumado e 636 vezes tentado (pelo número de feridos).

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas