Em vídeo postado nas redes sociais, o diretor médico do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Dr. Artur Gomes, falou sobre o primeiro transplante de fígado realizado em Alagoas. O procedimento ocorreu na madrugada desta sexta-feira (14).
Veja o vídeo abaixo:
Leia também
Além do pioneirismo, o diretor Artur Gomes ressaltou o quanto a nova conquista beneficiará os pacientes e destacou que o procedimento será ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
"Realizamos hoje o primeiro transplante de fígado, mas o mais importante é a possibilidade de oferecer essa modalidade terapêutica sem distinção para todos os alagoanos pelo Sistema Único de Saúde. Está de parabéns toda a Santa Casa pelo esforço científico que fez para esse momento, e a toda equipe que se dedicou durante meses, estudando e trabalhando no sentido de fazê-lo", disse o diretor médico.
A equipe para a realização do transplante contou com a participação do médico Oscar Ferro, que coordenou o procedimento, além dos cirurgiões Felipe Augusto Porto e Leonardo Wanderley Soutinho, e dos anestesiologistas Nélio Monteiro e Cira Queiroz. A equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também fez parte do momento.
O paciente que recebeu o novo fígado em solo alagoano foi Jorge Ricardo Queiroz de Andrade, de 57 anos, acometido com cirrose, resultante de uma hepatite. O procedimento cirúrgico foi considerado satisfatório e o quadro de saúde do paciente é estável.
Jorge se inscreveu na Lista de Transplantes de Pernambuco, já que Alagoas ainda não ofertava este tipo de cirurgia. Ele ingressou na fila do Estado no dia 11 de março.