Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

REMOTA PRIORIDADE

Com professores desvalorizados, ensino público virtual expõe as debilidades e o drama dos alunos carentes

Com apoio institucional do Ministério da Educação e da Unesco, pesquisa nacional da TIC Educação, realizada antes da pandemia, aferiu o ensino público a distância e deveria ter servido de alerta para correção de rumos.

Os dados expuseram o drama enfrentado pelos alunos de escolas públicas urbanas, quando a aprendizagem requer o modo virtual. Quase 40% declararam não possuir tablet ou computador em casa.

Leia também

Sobre conectividade, 21% dos alunos do País informaram que só acessavam a internet pelo celular. Essa situação alcançava 25% na região Nordeste. Quanto aos docentes da rede pública, 53% deles afirmaram como grande dificuldade operacional a ausência de curso específico para o manuseio do computador e da internet.

Agora, quando mais se precisa de uma boa interação virtual entre aluno e professor, observa-se até o agravamento das debilidades, já reveladas em dados conhecidos pelas autoridades governamentais.

Em Alagoas, no chão real das escolas, é grande o drama vivenciado por quem busca conexão diária com as aulas virtuais. A grande maioria recorre ao WhatsApp e enfrenta todo tipo de dificuldade. Se apenas há um celular em casa e o pai precisa levá-lo para trabalhar, por exemplo, aí o filho não tem como se conectar.

A presidente do Sinteal, Consuelo Correia, identifica maior carência nas turmas do programa Educação de Jovens e Adultos. Muitos deles não titubeiam e ficam sem assistir aulas, caso tenham que optar entre a compra de alimentos e a colocação de créditos no celular.

E o governo de Alagoas, que prometeu uma política de inovação em tecnologia educacional, com “transformação profunda” na rede pública de ensino? Como se preparou para a lição de ensinar remotamente, já em pleno segundo ano da pandemia?

O Sinteal afirma que os professores não passaram por uma capacitação voltada para aplicação de aulas virtuais. Entre os profissionais, o sentimento é de indignação, faltam equipamentos e valorização, em meio a uma jornada de trabalho que extrapola os próprios contratos de trabalho.

Nem o prometido bônus de noventa reais, para os professores ampliarem a velocidade da internet em suas residências, conseguiu superar a lentidão e a burocracia governamental. Diferente de 2020, não se justifica este ano o acúmulo de problemas. Eles só comprometem ainda mais a ineficiente qualidade do ensino público, que agora segue no modo remoto de prioridade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas