Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Biden chama violência com armas de fogo nos EUA de 'vergonha nacional'

Presidente americano se pronunciou após um atirador abrir fogo e matar 8 pessoas em Indianápolis. Em um mês, foram 41 mortes por ações similares no país

O presidente americano Joe Biden disse nesta sexta-feira (16) que a violência com armas de fogo nos Estados Unidos é uma "vergonha nacional".

"Isso tem que acabar. É uma vergonha nacional", disse Biden.

Leia também

O presidente americano fez o comentário durante uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, um dia depois que um atirador abriu fogo e matou 8 pessoas em Indianápolis.

O ataque de quinta-feira (15) foi o sétimo ataque em um mês nos EUA, desde 16 de março, que deixaram mais de 40 mortos e dezenas de feridos em sete ataques:

  • 12 de abril — Tenessee: Quatro pessoas foram mortas em uma escola de ensino médio em Knoxville. Aluno foi baleado e morto após abrir fogo contra policiais, e um agente ficou ferido.
  • 7 de abril — Carolina do Sul: Ex-jogador de futebol americano matou 6 pessoas a tiros e tirou a própria vida. Entre as vítimas estão um médico, sua mulher e dois netos, que estavam em casa.
  • 8 de abril — Texas: Uma pessoa foi morta após atirador abrir fogo em uma loja de móveis em Bryan. Criminoso era funcionário da empresa e foi preso após trocar tiros com policiais.
  • 1º de abril — Califórnia: Tiroteio deixou quatro mortos e dois feridos em um prédio comercial ao sul de Los Angeles. Uma das vítimas era uma criança.
  • 22 de março — Colorado: Atirador abriu fogo em um supermercado em Boulder e deixou 10 mortos, inclusive um policial.
  • 16 de março — Geórgia: Tiroteios em três casas de massagem na área de Atlanta deixaram oito mortos, a maioria mulheres asiáticas. Assassino foi preso enquanto viajava em direção à Flórida, onde planejava realizar uma ação semelhante.

Biden tenta restringir acesso a armas

Na semana passada, Biden anunciou medidas para tentar controlar o que chamou de "epidemia de violência com armas de fogo" no país. O presidente americano quer dificultar o acesso às "armas fantasmas", que podem ser montadas em casa e não têm número de rastreio.

“A violência com armas de fogo neste país é uma epidemia", disse Biden na ocasião.

O controle das armas de fogo nos EUA é um tema que divide o país, ainda que há décadas os americanos convivam com massacres em escolas e espaços públicos.

Muitos dos defensores do porte de arma recorrem à Segunda Emenda da Constituição americana, que garante o direito de se ter uma arma. Sempre que o governo tenta controlar o acesso a armamentos, lobistas recorrem à Justiça para derrubar a decisão.

O presidente americano insistiu que as medidas apresentadas em 8 de abril, dia dos ataques na Carolina do Sul e no Texas, não infringem a Constituição americana. "Nenhuma emenda da Constituição é absoluta", afirmou Biden.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas