Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Morre a alagoana Teka Rendeira, eternizada em samba gravado por Martinho da Vila

Vítima de câncer, a artesã morreu na noite dessa quinta-feira (18)

Morreu, na noite dessa quinta-feira (18), vítima de câncer, a artesã Teka Rendeira, eternizada ao ser homenageada pelo samba ‘Só em Maceió’, gravada pelo cantor Martinho da Vila. Movimentos culturais lamentaram a morte e destacaram o legado da alagoana para o artesanato local.

Teka ficou conhecida graças à música gravada em 1981, lançada pelo LP Sentimentos. Além da artesã, o samba homenageia as praias, o sururu e, até, as ‘meninas do Mossoró’, a lendária casa noturna frequentada e conhecida por muitos alagoanos de gerações passadas.

Leia também

Em entrevista concedida em 2019, ao jornalista Rodrigo Cavalcante, Martinho da Vila recordou o trabalho feito pela rendeira e suas companheiras no Pontal da Barra, em Maceió.

"Lembro que alguém me disse: vá no Pontal conhecer o trabalho das rendeiras. Então fui. E fui muito bem recebido pela Teka, rendeira de lá, que me mostrou lugares lindos e um restaurante à beira da Lagoa Mundaú, o Maré. Depois, conheci a Eliane, de quem me tornei amigo e com quem fui à Praia do Francês, a Paripueira. A amizade se estendeu à família, como o pai, o João, do caldinho de feijão da música. E, como o LP Sentimentos reunia histórias que me tocavam, decidi incluir essa experiência em Maceió no disco”.

O Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte) divulgou uma nota de pesar em que manifesta solidariedade à família enlutada. A entidade, inclusive, suspendeu todas as atividades por três dias por causa do luto.

“Além de alavancar a produção artesanal do bordado filé, a cultura e belezas naturais através da música Martinho da Vila, Teka Rendeira deixa registrado do samba brasileiro a história de uma alagoana que muito nos honrou enquanto esteve entre nós e, agora, sua memória continuará a enaltecer a tradição do bordado e do empoderamento feminino”, destacou a nota.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas