Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

LoL e CS:GO passam Free Fire em eSports mais vistos de 2020; veja lista

Jogos mobile marcam presença na lista; acessibilidade e diversidade atraem interesse do público

League of Legends e Counter-Strike: Global Offensive estiveram a frente de Free Fire nos jogos mais assistidos de eSports em 2020. Dota 2 e PUBG Mobile completaram o top-5 divulgado pelo Esports Charts, um site que analisa e investiga desenvolvimento de eSports em streaming. O ano passado foi marcado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e também por diversos torneios internacionais cancelados. Com isso, mais pessoas ficaram em casa e acompanharam os torneios que sofreram com as mudanças. A lista conta com dois jogos para celular (Free Fire e PUBG Mobile), o que carimba a força dos jogos de smartphone no cenário de eSports.

Confira a seguir o top-5 dos jogos de eSports mais populares em 2020:

Leia também

5 - Free Fire

Durante o ano de 2020, Free Fire cresceu cerca de 246% com 132 milhões de horas assistidas. O jogo teve pico de espectadores com 2,5 milhões e o torneio mais popular foi FFCS 2020 Ásia. Além de ser uma força no continente asiático, o jogo se consolida cada vez mais na América Latina - especialmente no Brasil. Graças a acessibilidade do mobile, Free Fire já se tornou um dos maiores jogos no país - principalmente pela diversidade do público.

Jogadores e criadores de conteúdo promovem diariamente o battle royale. No ano passado, a organização da LOUD assinou exclusivamente com a plataforma da Twitch. O site de streaming aumentou as visualizações em 127% nas primeiras semanas na categoria de Free Fire. Gabriel "bak", da LOUD, recentemente bateu o recorde de espectadores simultâneos na Twitch, com 511 mil pessoas em seu canal. O streamer Bruno "Nobru", uma das maiores figuras do cenário de eSports, também assinou com a Twitch e impulsionou as visualizações do game da Garena na plataforma.

4 - PUBG MOBILE

A versão mobile de PUBG alcançou a marca de 134,5 milhões de horas assistidas. O jogo também teve um pico de 1,153 milhões de espectadores, sendo o torneio mais visto as finais da PMWL 2020 East. PUBG Mobile teve quatro vezes mais horas assistidas do que a versão para computador em 2020.

O cenário de eSports de PUBG Mobile conta com um desenvolvimento regional e torneios populares como PUBG Mobile Club Open, que acontece em mais de dez regiões e também o torneio da Pro League. Mesmo com o jogo banido na Índia, os campeonatos continuam em constante evolução na Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos.

3 - Dota 2

Afetado pela pandemia, Dota 2 é uma das modalidades que sempre rodou o cenário de eSports em campeonatos internacionais - principalmente o The International. Com o cancelamento do principal torneio e de campeonatos menores, a popularidade do jogo caiu 11%. Porém, Dota 2 ainda acumulou 253 milhões de horas assistidas com um pico de espectadores de 508 mil. A final da ESL One LA 2020 Europe & CIS entre a OG Esports e Virtus.Pro foi a mais assistida.

A Europa foi o continente que recebeu mais torneios populares durante 2020. Outros torneios como EPIC League Season 2 Division e OMEGA League: Europe Immortal Division também ajudaram Dota 2 a se manter como um dos jogos mais populares e vistos no competitivo.

2 - CS:GO

Igual o MOBA da Valve, o calendário competitivo de CS:GO é voltado para os torneios internacionais. Além dos problemas por conta da pandemia, Counter-Strike também sofreu com a chegada de Valorant, FPS da Riot Games. No entanto, o jogo teve mais de 354 milhões de horas assistidas e mais de 1 milhão no pico de espectadores. Um dos campeonatos mais importantes de CS:GO, a final da IEM Katowice 2020 foi a mais assistida com a decisão entre G2 Esports e Natus Vincere.

CS:GO conta com uma audiência fiel: a finalíssima da IEM Katowice 2019 bateu o recorde de espectadores simultâneos em torneios que não fossem o Major. O jogo teve um crescimento de quase 25% em horas assistidas durante o ano de 2020. Diferente do Dota 2, CS:GO não se mantém com público apenas em mundiais; outros torneios importantes que, foram realizados no formato online, também chamaram a atenção. O impacto do público brasileiro também foi um dos fatores do número não ter caído, principalmente pelo trabalho feito por Alexandre "Gaules", uma das figuras brasileiras mais conhecidas de CS:GO no mundo. O streamer foi o segundo mais assistido do mundo em 2020 e também recebeu o prêmio de Maior Participação Social em 2020 na Twitch.

1 - League of Legends

Um dos maiores jogos do mundo no eSports, League of Legends continua sendo o jogo mais popular. LoL teve cerca de 580 milhões de horas assistidas durante o ano todo, crescendo em torno de 21%. A final do Worlds 2020 entre DWG KIA e SNG foi a partida mais assistida com mais de 3,8 milhões de pico de espectadores.

As ligas de Europa, CIS e América do Sul bateram recordes em estatísticas de visualizações. A final do CBLOL 2020 entre INTZ e paiN Gaming teve o recorde de audiência com 396 mil espectadores simultâneos, nas plataformas de Twitch e YouTube. A LCS, LEC e LCK foram as ligas que mais contribuíram para o sucesso do MOBA nas plataformas de streaming.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas