Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

“Isso é um simulacro de Alagoas”, diz Edson Bezerra ao questionar o apagamento da memória negra no Estado

Antropólogo, sociólogo e autor do Manifesto Sururu, Bezerra evidencia ausência de pontos de memória em Maceió

Dois meses após a polêmica tentativa de mudar o nome da Praça Dandara, em Maceió, - ação revertida pela pressão popular e pela ação do movimento negro de Alagoas - Edson Bezerra, antropólogo, professor e artista alagoano, analisa a questão como um “fenômeno pontual, factual, que faz parte de um problema antigo e muito maior”: o apagamento da memória alagoana e a ausência do que ele chama de locais de memória.

Para o pesquisador, que é autor do Manifesto Sururu (2004), Alagoas precisa fazer as pazes com a própria história e torná-la visível no dia a dia. Bezerra defende também que é preciso mudar a representação do que é Alagoas no imaginário popular, que a reconhece como "terra de sol e mar" ou, ainda, como "terra dos marechais". “Isso é um simulacro de Alagoas.”

Leia também

As pautas são antigas, mas talvez nunca tenha havido tanto espaço para discuti-las. O desconhecimento da própria história, segundo o professor, é o que impossibilita os alagoanos de brandir com orgulho a bandeira de Alagoas e saber que o Estado é muito mais do que suas praias paradisíacas, muito mais que seus personagens políticos ou polêmicas. Um bom começo para desconstruir essa “farsa”, diz Edson, seria reconhecer e sinalizar os espaços públicos construídos pela negritude alagoana, a exemplo de igrejas católicas, como a do Rosário, Martírios, São Benedito e Nossa Senhora das Graças.

Edson, idealizador do Xangô Rezado Alto - cujo primeiro cortejo ocorreu em 2006 e percorreu o trajeto da Praça 13 de Maio, onde está a escultura da Mãe Preta, criada pelo mestre Zumba, até a Praça Sinimbu, local que abrigava um terreiro que foi destruído - afirma que o projeto original do evento previa afixar placas nos locais em que os terreiros de Candomblé foram massacrados no terrível Quebra de Xangô, nos bairros Jaraguá, Farol e no Centro da cidade, além de fazer a articulação entre os quilombos urbanos, o artesanato e a cultura afro.

“A religiosidade de matriz africana não deve ficar à parte da sociedade alagoana, que deve conceber que a alma do povo alagoano é a cultura negra exposta no corpo, na oralidade, nas cores, nas vestimentas e indumentárias”, afirma o professor e pesquisador.

“Essa representação de Alagoas, que a reduz a paraíso das águas, soterra as culturas, principalmente as culturas negras,. Essa identidade dominante faz com que haja necessariamente uma identidade dominada, inibindo articulações práticas, fragilizando a memória e fazendo com que existam equívocos, como o caso da praça”, completa Edson.

“Essa questão [da mudança no nome da praça], não é culpa de uma pessoa só. É culpa da sociedade alagoana. Nós negros, por exemplo, precisamos de uma postura mais propositiva do que reativa. Somente quando ocorre algo desse tipo é que entramos nas discussões acerca da cidade, que há muitos vem deixando a cultura negra soterrada. A cidade de Maceió não tem uma estátua de Zumbi, a gente tem um prédio chamado República dos Palmares, mas é algo ornamental, sem identidade. Precisamos tornar esses marcos reais, sinalizados, conhecidos, não é possível amar algo que não se conhece”, defende o antropólogo, que continua:

“Onde está o maior registro do Quebra? Você sabe? No Instituto Histórico, em um museu, no lugar do vencedor, como coisa para turista ver. Como as pessoas, os alagoanos, podem conhecer a própria história se a história da Tia Marcelina está apagada? É preciso reconhecer que existe uma negritude se mexendo, se articulando, discutindo racismo, o que é muito importante, mas essa questão da visibilidade é algo que precisa ser pautada com urgência.”

O CASO DA PRAÇA

Confusão com o nome da praça ilustra problema apontado por Bezerra
Confusão com o nome da praça ilustra problema apontado por Bezerra | Foto: Ricardo Lêdo/Arquivo GA

O primeiro mês de 2021 nem tinha acabado quando o prefeito JHC (PSB) sancionou o projeto de lei que renomeava a praça Dandara dos Palmares, que passaria a se chamar Praça Nossa Senhora de Rosa Mística. A ideia da mudança foi do vereador Luciano Marinho (MDB), que alegou ter sido procurado por moradores da região.

De acordo com o vereador, a proposta - aprovada sem questionamentos pela Câmara de Maceió - transitou sem problemas porque ninguém sabia que a praça se chamava Dandara dos Palmares. Após a mudança ser publicada no Diário Oficial e repercutir, inclusive na imprensa nacional, o prefeito JHC revogou a alteração.

“Questões como essa não afetam apenas a memória negra, que está sendo apagada da cidade, é a memória da própria cidade. Existe um débito dos maceioenses, não com a história negra, mas com a própria história, que, queira o maceioense ou não, é negra”, defende o professor Edson Bezerra.

O antropólogo propõe que os movimentos, políticos, imprensa e cidadãos em geral repensem a cidade.

“Olhemos para a Bahia, para Pernambuco, como os centros das capitais estão sinalizados, como a memória que formou aquela sociedade está visível, em placas, em pontos de memória, praças, estátuas. Isso não é algo pequeno”, diz.

“[Melhora] no mínimo a autoestima das pessoas. Mas é preciso perceber que sinalizar, exibir a memória, faz com que se articule mudanças, impulsionando a economia criativa, fazendo desses lugares locais funcionais”, explica Bezerra, que também pontua que a presença dessa memória “nas ruas” também resultaria em mudanças sociais.

“No imaginário alagoano atual, tudo se desloca para a Ponta Verde, é tudo na base do simulacro. A Alagoas real é profunda, está nas entranhas, nos negros, no hip hop, nas periferias. O negro, quando aparece na Ponta Verde, é para levar ‘baculejo’. Mas é negra a história, a alma de Alagoas.”

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas