Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Sem aporte financeiro da Braskem, sindicato diz que Hospital Sanatório tem prejuízo mensal de R$ 1,7 mi

Unidade teve 80% do faturamento reduzido depois que passou a não atender pacientes por plano de saúde

Os prejuízos causados pelos bairros afetados pela atividade de mineração da Braskem atingiram não somente moradores, mas o comércio local e, também, hospitais e clínicas médicas que atuam na região. Um exemplo é o Hospital Sanatório, que, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado de Alagoas (SEESSE/AL), desde março de 2018, a unidade teve 80% do faturamento reduzido, o que gerou um prejuízo mensal de R$ 1,7 milhão. Diante disso, profissionais estão com salários, 13º e férias atrasados. Na manhã desta quarta-feira (27), os funcionários realizaram um protesto à porta da unidade hospitalar.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Conforme Chico Lima, presidente do SEESSE/AL, a população está receosa por causa dos problemas ocasionados no bairro. Devido à situação, o hospital não está atendendo pacientes via planos de saúde, e a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) também diminuiu. Eles cobram indenização financeira por parte da Braskem, para que possibilite ao hospital mudar de local.

Leia também

“O hospital sofreu um abalo grande quando deixou de atender planos de saúde, porque a população ficou receosa. Pacientes oriundos do SUS também deixaram de ir. O Sanatório está vivendo da retaguarda do HGE. Hoje, uma solução imediata seria um aporte financeiro por parte da Braskem. Na verdade, o afastamento dos planos de saúde e a falta da demanda do SUS dão um prejuízo mensal de 1,7 milhão. Enquanto a Braskem não fecha um acordo de indenização, que possibilite ao hospital ir para outro lugar, é necessário uma reposição financeira. Seria uma forma de manter a folha salarial em dia e, também, as férias dos servidores”, disse Lima.


				Sem aporte financeiro da Braskem, sindicato diz que Hospital Sanatório tem prejuízo mensal de R$ 1,7 mi
Desde março de 2018, hospital teve 80% do faturamento reduzido. Cortesia

PROTESTO

Shorts Youtube
Play
Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Play
Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Play
Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Play
Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Play
Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas

Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas

Na manhã de hoje, os trabalhadores cobraram, também, o pagamento dos salários atrasados do mês de novembro e dezembro, além de férias e 13ª salário. De acordo com Chico Lima, apenas 72 funcionários que recebem até R$ 1.400 tiveram o pagamento referente a novembro realizado nessa terça-feira.

“Estamos aguardando até sexta-feira o repasse por parte do Município, para que o restante da folha de novembro e dezembro seja pago. O secretário de Saúde se comprometeu a fazer o repasse até sexta, não só para o Sanatório, mas para outros hospitais e clínicas”, informou Chico.

Por meio de nota, a Braskem afirmou que se encontra em tratativas com o Hospital Sanatório, visando à realocação da unidade. Disse, ainda, que empresa oferece apoio técnico com equipes de engenharia e consultoria especializada em Saúde, para garantir celeridade no processo, e que a prioridade é a segurança da comunidade nos bairros atingidos pelo fenômeno geológico em Maceió, propondo e realizando ações com essa finalidade.

Veja a nota na íntegra:

A Braskem está em tratativas com o Hospital Sanatório, visando a realocação da unidade. A empresa oferece apoio técnico com equipes de engenharia e consultoria especializada em saúde, para garantir celeridade no processo. Cumprindo o compromisso com a segurança, foi realizada vistoria conjunta com Defesa Civil Municipal para avaliação de risco estrutural; nenhum risco que exigisse realocação imediata foi constatado. Para garantir a tranquilidade de funcionários, pacientes e demais pessoas que passam diariamente pelo hospital, as equipes de engenharia trabalham em intervenções para sanar pequenas avarias, e um sistema de monitoramento das edificações foi implantado no hospital. A prioridade da Braskem é a segurança da comunidade nos bairros atingidos pelo fenômeno geológico em Maceió, propondo e realizando ações com essa finalidade.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que trabalha para superar as questões financeiras.

Confira a nota na íntegra:

Nota à Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que, em reunião realizada no último dia 21/01 com representantes do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Alagoas (Sindhospital) e da Associação de Hospitais do Estado de Alagoas (AHEAL), o secretário Pedro Madeiro informou que está trabalhando para superar os entraves encontrados na área financeira da SMS – a exemplo do pagamento da execução (produção) de procedimentos ambulatoriais e hospitalares contratualizados pelo SUS – procurando ajustá-los à capacidade financeira da Secretaria.

É importante ressaltar que na reunião ficaram acordadas junto aos prestadores duas importantes definições: que o pagamento da produção referente ao mês de dezembro seria feito ainda dentro do prazo legal estabelecido, ou seja, até o final deste mês (janeiro); e que seria aberta uma mesa de negociação em conjunto com os prestadores para discutir uma solução viável para regularização do mês de novembro.

Ascom SMS

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas