Polícia apura se morte de idoso em UPA se trata de negligência médica
Familiares dizem que José da Silva tomou uma injeção e passou a sentir fortes dores; quando se agravou e idoso veio a óbito
O delegado Rodrigo Sarmento solicitou ao Instituto Médico Legal (IML) o exame de necropsia no corpo de um paciente atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro do Benedito Bentes, no último dia 10 de março, para descobrir as causas da morte dele. A família alega negligência médica. José da Silva Lopes, de 64 anos, veio a óbito dois dias após atendimento.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

No documento assinado pelo delegado, e que aGazetaweb teve acesso, consta ainda o depoimento da filha do paciente.
Leia também
De acordo com o relato registrado na Central de Flagrantes, José da Silva Lopes, de 64 anos, deu entrada na UPA com um pequeno corte no dedo, tendo sido medicado com uma injeção, numa região do corpo não especificada. Na noite de domingo, o idoso teria começado a sentir dores no local da aplicação, além de ânsia de vômito.
Conforme conta, o paciente voltou à unidade na segunda-feira (11), onde foi novamente medicado, desta vez por conta das dores que estava sentindo. O médico teria dito que a dor seria uma reação normal ao medicamento.


Suspeito de matar jovem de 19 anos no Ouro Preto, em Maceió, é preso

Denúncia anônima ajuda PM a apreender armas em Maceió

Goleiro do CSA, Wellerson desabafa após falha em empate com Jacuipense - 2/6/26

CRB se reapresenta e inicia preparação para duelo contra o São Bernardo - 2/6/26
O paciente deu entrada pela terceira vez na UPA onde tomou um antialérgico e foi liberado, mas ainda manisfestando dor.
Segundo a filha, na madrugada do dia 12, José da Silva teve uma piora e não conseguia mais falar, "como se a língua enrolasse" e que as mãos e pés ficaram roxos, diz trecho do depoimento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e levou o paciente novamente para a UPA, onde ele foi internado em estado grave e precisou ser entubado, não podendo o mesmo ser transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE) devido a gravidade do seu estado de saúde.
Familiares foram comunicados da morte de José da Silva no tarde de segunda-feira, quando resolveram procurar a polícia para denunciar a suposta negligência. A polícia agora aguarda o laudo do exame para dar início as investigações.
A assessoria do IML informou que o corpo deu entrada no instituto na madrugada desta quarta-feira e que o exame ainda será realizado.
Por meio de nota, a assessoria de comunicação da UPA do Benedito Bentes informou que toda a assistência foi prestada ao paciente diante das entradas na unidade. "A UPA possui comissões internas de óbito e prontuário que já estão trabalhando no caso e aguardando o IML para dar maiores pareceres", finaliza.
