Escolas alagoanas têm até hoje para se inscreverem na OBMEP
Olimpíada revela talentos da matemática e oportuniza a estudantes medalhistas que sejam selecionados para bolsas de iniciação científica
Escolas públicas e particulares de Alagoas têm até esta sexta-feira (15) para se inscreverem na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O cadastro deve ser feito no site www.obmep.org.br e podem participar unidades que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano e todo o Ensino Médio. As inscrições são gratuitas para as escolas públicas, enquanto as particulares pagarão R$ 4 por aluno.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP visa estimular o interesse pela matemática entre os estudantes da Educação Básica, bem como descobrir talentos na área. Os alunos com melhor desempenho, além de receber medalhas de ouro, prata ou bronze, também são convidados a participarem de programas de iniciação científica, o PIC Jr.
Leia também
As provas acontecem nos dias 21 de maio (primeira fase) e 28 de setembro (segunda fase).
Medalhistas


Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira
Em 2018, a OBMEP contou com a participação de 18 milhões de estudantes 54.496 unidades. Em Alagoas, foram 350.497 alunos inscritos na primeira fase da competição - destes, 168.239 são alunos de 275 estaduais. Em 2018, o Estado conquistou um total de 90 medalhas - 77 bronzes, 12 pratas e 1 ouro - e 447 menções honrosas nas entre as redes pública e privada.
Alagoas registrou um aumento no número de medalhistas entre as edições 2017 e 2018: em 2017, 87 alunos alagoanos conquistaram medalhas, três a menos que ano passado. No que concerne à rede estadual, a melhoria também é evidente. Comparando as duas últimas edições, é possível notar o avanço: em 2018, foram 29 medalhas (duas pratas e 27 de bronze), 12 a mais do que em 2017, quando 17 estudantes da rede estadual conquistaram medalhas.
