Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputados querem explicação da Equatorial Alagoas sobre reajuste na conta

Parlamentares alegam que compradora da Ceal não tem autonomia para definir o reajuste na tarifa

Repercutiu mal na Assembleia Legislativa de Alagoas o anúncio de aumento da tarifa de energia elétrica pela empresa Equatorial, que assumiu nesta semana o controle da Ceal após sua privatização. O deputado Davi Maia (DEM) protocolou um pedido de convocação da direção da empresa para que os diretores expliquem os motivos que sustentam o reajuste.

Em discurso na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (20), Maia disse que a responsabilidade pelo aumento não pertence à empresa, mas à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Leia também

"Até onde sabemos, é a agência quem apresenta a necessidade de reajuste e não o comando da empresa. Por isso, estamos protocolando um pedido para que venha aqui prestar esclarecimentos", explicou Maia.

O pedido de resposta foi feito durante pronunciamento do deputado Silvio Camelo (PV), que também se posicionou contra o reajuste das tarifas em Alagoas. O parlamentar também demonstrou preocupação com a informação de que a empresa também vai colocar em prática um Plano de Demissão Voluntária (PDV).

"A empresa chega aqui e no primeiro pronunciamento já fala em aumento de tarifa, como também projeta uma série de demissões dos funcionários? Justamente num momento em que a empresa tem muitos profissionais com idade avançada e não encontrarão mais espaço no mercado de trabalho", analisou Camelo.

Sivlio Camelo afirmou, ainda, que vai se mobilizar na Assembleia para que o reajuste não ocorra e não penalize ainda mais os consumidores alagoanos que, no ano de 2018, já foram vítimas de outros aumentos.

Em nota enviada à imprensa, a Equatorial Energia Alagoas informou que o reajuste periódico da tarifa de energia elétrica é definido pelo órgão regulador do setor elétrico no País, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a partir das regras fixadas no contrato de concessão e nos regulamentos da Agência.

"O edital de leilão da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) previu o reajuste da tarifa do Estado em até 45 dias após a posse do novo controlador, ocorrida na última segunda-feira (18). Os processos de reajuste ou revisão tarifária acontecem com o objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, e assim assegurar a qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica à sociedade. Apenas cabe à Equatorial Energia Alagoas aplicar as tarifas definidas pela Aneel por meio de suas Resoluções", diz a nota.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas