Idealizada por profissionais da Unidade Básica de Saúde local, uma ação em combate à violência contra a mulher reuniu cerca de 100 mulheres do município de Santana do Ipanema e região. Elas participaram de uma palestra ministrada pela Patrulha Maria da Penha, além de terem acesso gratuito à serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, pesagem, citologia, consultas odontológicas e atendimento médico.
O evento, chamado de "Amor Não Agride", ocorreu na manhã desta quinta-feira, 21, no posto de saúde da cidade. A ideia era reunir a mulherada para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março. Segundo a médica Natália Abreu Araújo Nunes, educar e lembrar as demais mulheres de que amor não tem nada a ver com violência é extremamente importante.
Leia também
"É sempre válido educar a população. O que muda uma nação é o direito e o acesso à educação e à informação. Ainda é muito prevalente o índice de violência contra as mulheres, violência doméstica, no trabalho, assédio, violência moral e física. Aqui no Sertão, onde ainda existe aquele pensamento de que o homem é o chefe da casa e que manda em tudo, muitas mulheres passam por isso caladas, a vida inteira. E não têm apoio, não têm a quem recorrer, por medo. Então foi uma oportunidade de oferecer o apoio que precisam", comentou a médica.

A palestra ministrada pela Major Danielli, da PM de Alagoas, explicou sobre o funcionamento e os esforços dos militares para combater a violência doméstica, que afeta cerca de 500 mulheres a cada hora no Brasil, segundo pesquisa Datafolha de 2018.
Além da Natália Abreu e da Enfermeira Mayara Souto, agentes comunitários de Saúde atuaram na organização do evento. As mulheres participantes já são atendidas no dia a dia pela equipe e tiveram um momento de confraternização e, ao mesmo tempo, de assistência e orientação.