O ator britânico Peter Mayhew morreu aos 74 anos nesta quinta-feira (2). O astro é conhecido por interpretar o personagem Chewbacca nos filmes de "Star Wars".
Segundo publicação em sua conta no Twitter, ele estava em sua casa no Texas, nos Estados Unidos, acompanhado pela família.
Leia também
O britânico estreou como ator em "Star Wars: Uma nova esperança" (1977). No filme, ele vestia a roupa peluda de Chewbacca, um Wookie (raça alienígena) que acompanhava o contrabandista Han Solo (Harrison Ford). Mayhew repetiu a atuação nos outros dois filmes da trilogia original.
O ator foi descoberto por um produtor, Charles H. Schneer, enquanto trabalhava como atendente de um hospital em Londres. Do alto de seus 2,18 metros de altura, ele fez uma participação sem crédito no filme "Sinbad e o olho do tigre" (1977), sua primeira aparição no cinema.
"Ele lutou contra a sua condição em uma cadeira de rodas para ficar em pé e interpretar Chewbacca mais uma vez em 'Star Wars: O despertar da Força'", diz o comunicado, sobre sua última atuação como o personagem.

"Ele colocava seu coração e alma no papel de Chewbacca e isso aparecia em cada frame dos filmes, desde sua corrida batendo os joelhos, ao atirar a besta de quadril, seus brilhantes olhos azuis, até cada movimento sutil de sua cabeça e boca. Mas, para ele, a família de 'Star Wars' significava muito mais que um papel em um filme."
Segundo o comunicado, ele ajudou a treinar seu substituto, o finlandês Joonas Suotamo, que interpretou o papel em dois filmes da franquia e aparecerá novamente em "A ascenção Skywalker".
Mark Hamill, intérprete do herói Luke Skywalker, lamentou a morte no Twitter. "Ele foi o mais gentil dos gigantes. Um grande homem com um coração ainda maior que nunca falhou em me fazer sorrir, e um amigo leal que eu amei muito. Sou grato pelas memórias que compartilhamos, e sou um homem melhor apenas pelo tê-lo conhecido. Obrigado, Pete."
He was the gentlest of giants-A big man with an even bigger heart who never failed to make me smile & a loyal friend who I loved dearly-I'm grateful for the memories we shared & I'm a better man for just having known him. Thanks Pete #RIPPeterMayhew #Heartbroken @TheWookieeRoars pic.twitter.com/8xbq9HEWF2
— Mark Hamill (@HamillHimself) 2 de maio de 2019
"Ao invés de presentes e flores, a família pede que vocês considerem doações à fundação, para que eles possam continuar seus esforços em ajudar a comunidade", afirma o comunicado da família, em referência à Fundação Peter Mayhew, fundada pelo ator para ajudar pessoas em situações de crise.
Ele deixa sua mulher, Angie, que se torna a responsável pela organização, e seus três filhos.
O funeral para amigos e família será realizado no dia 29 de junho. Um outro funeral para fãs acontecerá no começo de dezembro em Los Angeles com a presença da família, itens pessoais e sua coleção na EmpireConLA.