Mesmo antes da efetivação do decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que flexibiliza o acesso a compra e posse de armas de fogo, os registros da PM trazem cotidianamente flagrantes de pessoas armadas. No último plantão, foram notificados dois casos de posse e um de porte, em Rio Largo e outro de posse na cidade de Messias, ambas na região metropolitana.
O único caso de porte foi registrado contra José Antônio de Lima Júnior, 42 anos. Ele foi abordado no momento em que transitava em veículo Nissan Frontier de cor prata (NMN 2089), próximo ao Beco da Vacaria, região central da cidade, no início da noite. A arma, uma pistola da marca tauros 380 (N° KIO87261) com um carregador e 17 munições.
Leia também
Segundo a guarnição Rio Largo 1 a abordagem ocorreu por que o veículo realizava uma movimentação considerada suspeita. Não houve nenhuma resistência durante a abordagem e o caso foi registrado na Central de Flagrantes 1.
Posse
Já a arma encontrada na casa de José Marcelo dos Santos, 48 anos, um revólver calibre 38 estava com a numeração raspada. A guarnição Motorizada 4 da BPRP chegou até ele, durante à noite, após uma denúncia anônima e a localizou com cinco munições intactas.
A autuação ocorreu na Mata do Rolo, área com vários registros de ocorrências policiais na cidade. José Marcelo foi encaminhado para ser ouvido pelo delegado de plantão e vai responder pelo crime de posse ilegal.
Outro caso registrado na mesma região envolveu Matheus Alves Alexandre, 22 anos, que foi localizado pela Guarnição Motorizada RP 3 do BPRP. Em busca autorizada na sua residência foi localizado um revólver calibre 38 (n° OB848699) com seis munições intactas.
Os policiais chegaram ao local por volta das 22 horas, uma ligação anônima dando detalhes da presença do armamento. Por não ter autorização para a posse, após se atuado o caso foi registrado na Central de Flagrantes 1.
Messias
A terceira apreensão de arma de fogo ocorre na cidade de Messias, também com base em denúncia anônima. Na casa de Gilvan da Conceição, 34 anos, na zona rural da cidade, foi encontrado duas espingardas calibre 32 sem nenhum tipo de registro. No local também havia 11 cartuchos do mesmo calibre da arma intactos e três deflagrados.
O flagrante foi registrado por uma guarnição do 8° Batalhão, no Conjunto Bititinga. Não houve resistência.