Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Acusado de matar Marielle pede transferência para presídio no RJ

Suspeito de executar vereadora solicitou transferência para o Batalhão Especial Prisional, que tem histórico de regalias

O policial militar reformado Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos que mataram a vereadora Marielle Franco e Anderson Gomes, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a transferência para um presídio especial no Rio.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

O caso foi protocolado no STF e distribuído para a ministra Rosa Weber no último dia 9. No próximo dia 14, as mortes da parlamentar e do motorista completam um ano e meio.

Leia também

Atualmente, Ronnie está na penitenciária de segurança máxima de Porto Velho, Rondônia.

A defesa pediu a transferência para o Batalhão Especial Prisional (BEP), onde ficam presos policiais da ativa e reformados. Lá, há histórico de regalias. No local está também o ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB).

Shorts Youtube
Play
Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Play
Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Play
Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Play
Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Play
Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

O pedido foi feito quase um mês depois de o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitar solicitação semelhante.

As investigações apontam que o crime foi "meticulosamente" planejado. Segundo os investigadores, ele usou uma espécie de "segunda pele" no dia do atentado para dificultar o reconhecimento.

A defesa argumenta que:

  • não há elementos robustos para mantê-lo em presídio federal
  • ausência de dados que indiquem que ele possa cometer novos crimes contra políticos e testemunhas
  • direito de ficar próximo de parentes
  • direito de ficar no BEM por ser PM

Na negativa ao pedido de Ronnie Lessa, o ministro do STJ Ribeiro Dantas alega que há ligações com "organização miliciana composta por agentes públicos".

O juiz lembra ainda que, quando foi cumprido o mandado de busca e apreensão, "foi encontrada grande quantidade de armas desmontadas, inclusive fuzis, guardadas a mando do recorrente (Ronnie)".

Ele admitiu ser o dono das 117 peças. De acordo com o advogado Fernando Wagner Pacheco de Santana, que defende Ronnie, os mesmos argumentos foram apresentados ao STF.

"Entendo a transferência ter sido desnecessária já que não há uma sentença condenatória. A princípio, (Ronnie) não apresenta nenhum risco para a sociedade. O fato maior para ele ter ido a um presídio federal é ter sido considerado um traficante internacional de armas, coisa que sequer se encontra provado nos autos. As armas apreendidas são de air soft", diz ele

Histórico de regalias

Em fevereiro, uma policial militar foi presa por facilitar a entrada de bebidas alcoólicas no BEP. Foram apreendidas 180 cervejas, três garrafas de vinho, uma churrasqueira, carvão e uma tábua de cortar carne.

Atualmente, o BEP funciona em Niterói. Antes, foi sediado em Benfica ? local que se tornou prisão de envolvidos na Lava Jato fluminense. Em 2010, chegou a sediar a festa de aniversário de Carlos Ari Ribeiro, o Carlão, preso por suposto envolvimento com a milícia.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas