Mapa unifica normas para fiscalização de vinhos nacionais e importados
De acordo com nota do ministério, 'o consumidor terá produtos com mais qualidade e segurança à saúde'
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decidiu unificar critérios e parâmetros para fiscalização e controle de vinhos e derivados da uva, nacionais e importados. O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (2) a Instrução Normativa.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

De acordo com nota do ministério, "o consumidor terá produtos com mais qualidade e segurança à saúde". Conforme o Mapa, a norma organiza a aplicação de medidas fiscais e também é boa para produtores e importadores, pois aumenta "a previsibilidade dos processos de fiscalização e controle de importação, exportação e também da produção nacional".
Leia também
Conforme o Mapa, a nova instrução normativa atende "o rigor e as exigências semelhantes aos demais países com os quais o Brasil comercializa vinhos e bebidas" e "harmoniza o tratamento dado a importações nos pontos de ingresso no país".
Os vinhos e derivados da uva e do vinho são regulamentados pela Lei nº 7.678/1988, regulamentada pelo Decreto n° 8.198/2014.


União Alvinegra - 08/07/2026

Problema no gol azulino - 07/07/2026

Derrota Azulina - 06/07/2026

