Com a frente fria que atingiu o Brasil na semana passada, dois municípios registraram temperaturas abaixo de zero na segunda-feira (8). São eles: Irati (PR) com -1,4 grau e Bom Jesus (RS) -1 grau. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No entanto, a previsão do instituto é que o frio para os próximos dias seja menos severo do que o registrado no fim de semana.
Leia também
Fim de semana 'congelado'
Em vários estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, temperaturas abaixo de zero no sábado e no domingo provocaram congelamento de lagos e cascatas, e a geada cobriu campos e lavouras, além de pelo menos uma morte ter sido registrada.
Em Santa Catarina, tem até estrada congelada. Em um trecho da rodovia Artur Pagani (SC-112) perto do município de Urupema, o asfalto congelou e ficou escorregadio tanto para pedestres quanto para os veículos.
No domingo (7), Urupema registrou a menor temperatura do país: -9,2 graus Celsius. Além do asfalto, o lago também congelou, além da cascata do Morro das Torres.
Após cinco dias de temperaturas abaixo de zero, os campos apareceram cobertos pela gerada em São Joaquim (SC).
Frio no Sudeste e no Centro-Oeste
Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas começaram a subir, mas o estado teve o terceiro dia seguido de geada. Em Dourados (MS), a morte de um indígena está sendo investigada.
Campos do Jordão (SP) teve temperaturas negativas pelo segundo dia seguido.
Já no Parque Nacional do Itatiaia, que fica no Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais, os termômetros marcaram -8 graus na parte mais alta. Já em Bom Jesus da Penha, no sul de Minas Gerais, os produtores de café ficaram assustados com a geada negra, e temem perder a lavoura.