Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Documento escancara farsa de marca plagiada do governo de Alagoas

Marca da gestão é cópia idêntica à logo registrada em 2018 por parque aquático em São Paulo; plágio envolve até alusão a Alagoas

"O laranja representa o calor do sol e o calor humano tão presentes aqui. O verde e o azul são a natureza vibrante e exuberante. O rosa é a força da mulher alagoana num momento tão emblemático no país e no mundo. As 'gotas' em volta do nosso símbolo trazem a sensação da água, formando assim um ecossistema, uma síntese visual desse estado cada vez mais moderno, jovem e pronto para se adaptar às mudanças do cotidiano".

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Esse texto, que soa poético e bem representativo do que "seria" Alagoas, faz parte do significado do ícone da nova marca do Estado na segunda gestão do governo Renan Filho (MDB). Mas tudo se trata de plágio. A logomarca é uma cópia idêntica à logo do parque aquático Thermas Hot World, localizado no município de Águas de Lindoia, em São Paulo, conforme revelou aGazeta em publicação na edição do último final de semana. Documento enviado a secretarias do governo revela a farsa que se tornou a criação do produto.

Leia também

A peça, que supostamente teria sido idealizada com aprovação do marqueteiro do governador, Adriano Gheres, está registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), desde 29 de março de 2018, em nome do parque aquático paulista, antes mesmo do fim do primeiro mandato do atual governador. A cópia da gestão Renan Filho demonstra claramente que o Estado local foi enganado, assim como o povo alagoano, responsável pelo pagamento das cotas de publicidade do governo, que, ano passado, foram de R$ 19,35 milhões com serviços de comunicação com agências de publicidade, conforme consta no Portal da Transparência.


				Documento escancara farsa de marca plagiada do governo de Alagoas
FOTO: Divulgação

Em roda de conversa com participante do encontro, o marqueteiro teria dito que traria um pessoal conceituado de fora de Alagoas, para a criação do produto, por considerar que, em Alagoas, poucos teriam essa capacidade de produzir uma marca para o Estado. Como resultado, apresentaram uma cópia.

Shorts Youtube
Play
Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Play
Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Play
Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Play
Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Play
Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

"Essas cores juntas mostram a força de um povo, homens e mulheres que lutam unidos por um estado melhor, de outro lado a entrega na forma de governar que traz a pluralidade de quem olha por todos e todas", prossegue o texto de defesa da marca, constante no manual distribuído para as secretarias e órgãos do Estado.

Trata-se de uma enganação, diante da constatação de que a logo pertence a outra empresa e foi criada, inclusive, por um artista russo Roma Kaer, que criou um alfabeto estilizado e colorido, no qual a letra V é justamente a mesma logomarca. Ele comercializa os produtos por meio de página no Instagram e, em resposta à Gazeta, informou que o assunto teria que ser abordado com Bruno Iastori Mantovani, um designer brasileiro, famoso, e que, coincidentemente, tem a mesma referência da agência indicada pelo parque aquático como responsável pela criação da logo para a Hot World, a Bruno Mantovani AG.

A comunicação do parque de lazer paulista já havia informado também que "a priori entraremos em contato, para solicitar que retirem a logo, pois trata-se de uma identidade, assim como não se pode existir dois RGs (Registro Geral de pessoa física), não se pode existir duas logomarcas".

O plágio da logomarca utilizada pela atual gestão estadual veio à tona há três semanas, ocasião em que a Gazeta acionou o marqueteiro Adriano Gheres e o secretário estadual de Comunicação, Ênio Lins, mas, até agora, os dois têm mantido silêncio sobre a questão.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas