Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Investigada, Backer segue sem operação e demite 150 pessoas

Polícia Civil apura se 34 casos de intoxicação por dietilenoglicol, sendo seis mortes, têm relação com o consumo da cerveja Belorizontina

A Cervejaria Backer informou, nesta quinta-feira (13), que demitiu 150 pessoas. Segundo a empresa, entre elas estão funcionários diretos e prestadores de serviços terceirizados.

A Polícia Civil investiga 34 casos de intoxicação que podem estar ligados ao consumo de cervejas da Backer. Seis pessoas morreram.

Leia também

A substância tóxica dietilenoglicol foi encontrada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em cervejas da marca, em tanques e na água da fábrica em Belo Horizonte, que está interditada. A Backer sempre negou usar o dietilenoglicol no processo de fabricação, mas afirma usar o monoetilenoglicol.

Até o início das investigação, a Backer tinha cerca de 650 funcionários diretos e indiretos. Por causa da interdição da fábrica por parte do Ministério da Agricultura, todos foram mandados para casa. Não há previsão de retomada dos trabalhos.

Resumo:

Uma força-tarefa da polícia investiga 34 notificações de pessoas contaminadas após consumir cerveja (seis delas morreram);

O Ministério da Agricultura identificou 41 lotes de cerveja da Backer contaminados com dietileglicol, um anticongelante tóxico;

A Backer nega usar o dietilenoglicol na fabricação da cerveja;

A cervejaria foi interditada, precisou fazer recall e interromper as vendas de todos os lotes produzidos desde outubro;

Diretora da cervejaria disse que não sabe o que está acontecendo e pediu que clientes não consumam a cerveja.

Pioneira da cerveja artesanal em MG

A Backer foi fundada pelos irmãos Lebbos em 1999 e é uma das pioneiras do mercado de cerveja artesanal em Minas Gerais. O setor cresceu desde a fundação da empresa. Hoje, 78 microcervejarias são filiadas ao SindiBebidas.

A Backer começou com produção de chopp, que era vendido na boate e casa de shows Três Lobos, localizada na Avenida Raja Gabaglia, na Região Centro-Sul da capital mineira. Em 2005 a fábrica de cervejas artesanais foi inaugurada.

"Em 2018, fizemos vários investimentos em planta física, equipamentos e contratações, com intuito de dobrar a nossa produção. Passamos sim dificuldades com a retração do mercado, aumento do dólar, crise na indústria do vidro e aumento do nosso principal insumo, o malte, no começo de 2019, mas já estamos vendo melhora e aquecimento em nosso setor", disse na época a diretora de marketing da empresa, Paula Lebbos.

Além de cervejas, a Backer começou a produzir gin e uísque.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas