Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Quarentena faz vendas de gás de cozinha aumentarem 30% em Alagoas, aponta ANP

Com restaurantes fechados, consumidor passou a fazer as refeições em casa

As vendas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) - o popular gás de cozinha - aumentaram 30% em Alagoas, na primeira quinzena de abril, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 17, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com o levantamento - que não traz o volume comercializado este mês - o avanço aconteceu devido à pandemia de coronavírus, que obrigou o alagoano a ficar em casa devido ao decreto do governo do estado.

Leia também

Embora não disponibilize os dados da primeira quinzena deste ano, os números da ANP mostram que em todo o mês de abril do ano passado foram comercializados  13.543 metros cúbicos de GLP. Se mantiver a tendência de 30% de alta, as vendas do produto devem registrar o volume de 4,06 mil metros cúbicos a mais do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

Além de Alagoas, outros onze estados do País apresentaram aumento de 30% ou mais no consumo de gás de cozinha, entre eles Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Em nota, a agência disse que intensificou o monitoramento da cadeia de fornecimento e de distribuição de gás de cozinha diante do aumento da demanda motivada pela crise sanitária do COVID-19. "A ANP acompanha o comportamento do mercado e a logística de distribuição do produto, com o objetivo de garantir a manutenção do abastecimento", ressalta.

Segundo a ANP, o monitoramento consiste na análise dos dados de comercialização enviados diariamente pelos agentes de produção e de distribuição de combustíveis,  e na construção de um constante canal de interlocução com o mercado, de modo a obter informações relevantes sobre o abastecimento.

"O abastecimento nacional de combustíveis é declarado como de utilidade pública pela legislação brasileira. Neste sentido, cabe à ANP garantir ao consumidor a qualidade e o fornecimento dos combustíveis em todo o Brasil",enfatiza a agência.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas